Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/10/2005

LA DONNA E UN ANIMALE STRAVAGANTE: «Não é bom, nem mau. É assim.»

«A minha teoria é que são necessárias quatro condições para se chegar ao topo, seja-se homem, seja-se mulher: os genes, a educação, a oportunidade e a ambição. Quanto a mim, o que falta às portuguesas é a última condição. Uma executiva de topo ou uma política de topo tem poder, e é preciso gostar-se do poder. O poder acarreta responsabilidade e protagonismo, e é preciso ter-se gosto por isso.
Não é bom, nem mau. É assim.
»
(Vera Nobre da Costa, uma executiva bem sucedida, na sua coluna de opinião «Do homem a praça, da mulher a casa?», no Caderno Economia do Expresso de 22-10)

O que falta às portuguesas também falta aos portugueses. Não me refiro à ambição - afinal somos nós que temos aquele ditado popular «sol na eira e chuva no nabal». Não me refiro ao protagonismo - todos gostamos dos 15 minutos de fama que o McLuhan disse que temos direito. Refiro-me à responsabilidade.

Sem comentários: