Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/03/2005

BLOGARIDADES: Será o liberalismo um estado de espírito?

Por alguma razão que me escapa, nos últimos dias as mentes liberais andaram agitadas.

Primeiro foi o blasfemo CAA que confessou não ter «jeito para ser "homem de partido"».

Seguiu-se o insurgente AAA que, no mesmo dia, invoca Vargas Llosa que por sua vez tinha invocado uns dias antes von Mises, insurgindo-se «contra a criação de um partido liberal».

AAA insurge-se também, pouco depois, concluindo que "se houvesse condições para um partido liberal ter sucesso, é porque ele seria desnecessário".

O insurgente João, a propósito da «tragédia dos condomínios», vai mais ainda mais longe, pondo em dúvida os fundamentos - «aparentemente, o auto-governo não funciona nem na mais básica das comunidades.»

Nos dias seguintes os blasfemos entram a matar com a série «Porque não devem os liberais formar partidos "liberais"»

Primeiro o blasfemo Rui A. que postula que «o liberalismo não deve qualificar-se como uma ideologia, menos ainda como uma ideologia que se possa definir de esquerda ou de direita. Não é uma ideologia porque não assenta em pressupostos programáticos para a sociedade (pelo contrário, o liberalismo defende a auto-regulação social)».

Em seguida, o blasfemo João Miranda, se dúvidas ainda restassem, avança o argumento definitivo: «os partidos e os liberais trabalham para mercados diferentes. Os partidos estão no negócio do poder, os liberais estão no negócio das ideias»

Estava o assunto praticamente arrumado, mas faltava o golpe de misericórdia que ainda foi dado nesse dia por mais dois blasfemos reincidentes - CAA e Rui A. que avança mais três razões, duas estéticas e uma ética.

Se o liberalismo não é uma ideologia, não é compatível com um partido, por razões estéticas e éticas e (um enorme E) duvida-se que os seus princípios possam ser socialmente exequíveis, o que será o liberalismo?

Será um estado de espírito?

Anda a esquerdalhada ocupadíssima a imaginar os demónios liberais a atacarem as conquistas de Abril, os direitos adquiridos, o estado social e aquelas relíquias que sustentam o culto, e afinal.

Afinal andam os liberais, aquela meia-dúzia de gatos, mais raros do que o lince de Malcata, a sofrer uma crise de identidade. Puf.

(Continua, talvez)

Sem comentários: