Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/09/2004

SERVIÇO PÚBLICO: Um país de proprietários ou um país de insolventes?

«Mais alguns exemplos: a) 78% da população vive em casa própria e apenas 22% em casa arrendada; b) 15% do parque habitacional está degradado e existem 325 mil habitações em que, pelo menos, falta uma de três infraestruturas básicas: água, luz e casas de banho; c) mais de meio milhão de fogos (544 mil) estão vagos, dos quais 105 mil para venda e 80 mil para arrendar; d) e, não obstante o programa de realojamento iniciado em 1993, ainda há 29 mil famílias ou 82 mil pessoas a residir em barracas ou similares.
Paradoxalmente, Portugal é um país pobre na Europa e cheio de proprietários imobiliários. Não é por serem todos ricos. É por não terem alternativas. Basta ver a evolução do endividamento e perceber que os imóveis não são exactamente das famílias, mas dos bancos que lhes dão crédito.
»
[Sérgio Figueiredo, «Um país de proprietários», Jornal de Negócios online]

Sem comentários: