Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/09/2004

CASE STUDY: Ainda o mercado imobiliário.

De vez em quando, o Impertinências entra no mercado imobiliário. Como ainda recentemente aqui ou aqui, onde pela primeira vez (e também pela última) alguém aplicou ao mercado imobiliário português a teoria do caos revertida.

Falando de coisas mais sérias, como mostram os dados da APB, citados pelo DE, a dependência que a banca tem do crédito imobiliário é tão elevada (60% do crédito total concedido) que não é difícil perceber a ansiedade com que os bancos aguardam a nova legislação do arrendamento, que é suposto tornar menos interessante a compra de habitação com o recurso ao crédito. O endividamento do sistema financeiro privado à banca internacional para financiar o boom, como aqui referi, torna os bancos portugueses bastante opáveis quando secar o crédito imobiliário.

Por tudo isso, não é difícil perceber a demora na ejaculação do órgão legislativo, normalmente tão precoce.

Sem comentários: