Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/09/2004

SERVIÇO PÚBLICO: Um discurso de esquerda à procura duma audiência.

O doutor Santana Lopes fez há poucas horas o seu discurso na AG da ONU. Entre outras coisas, disse (ver, por exemplo, aqui ou aqui):
«Portugal entende que cabe às Nações Unidas dar um contributo decisivo na articulação de uma estratégia global de combate ao terrorismo. E de uma estratégia que tenha em conta não só as respostas óbvias de natureza securitária, mas também outros elementos potencialmente geradores de violência.
«Israel e a Palestina terão de coexistir em paz e segurança dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas e sem divisões artificiais»
«A fome e a pobreza geram desespero e colocam muitos seres humanos à mercê de aliciamentos que conduzem à violência».
Acredita o doutor Santana Lopes no que disse ou está apenas a dizer coisas que supõe (e são) populares? Apesar de tudo, esta segunda hipótese seria mais benigna e bastante em linha com as coisas que tem dito a propósito de tudo e de nada. Alguns exemplos: a «deslocalização», o aborto, a refinaria de Matosinhos, o aumento dos funcionários públicos, a redução dos impostos, etc. (um etc. muito grande). É de facto melhor pensar que o doutor Lopes, sempre com um olho nas audiências, não resistiu à tentação de se fazer aplaudir - e a audiência, neste caso, tem uma maioria qualificada de títeres que representam ditaduras ou «democracias» limitadas ou «musculadas».

Na hipótese mais maligna de acreditar no que disse, terá consciência que isso significa uma mudança profunda na política internacional conduzida pelo governo Durão Barroso a que o seu seria suposto dar continuidade? Perceberá que este seu discurso poderia ser feito pelo doutor Ferro Rodrigues?

A sua tese das raízes do terrorismo (é disso que se trata quando, no seu linguajar, fala de violência), não tem nenhuma aderência aos factos conhecidos e poderia ser subscrita pelo doutor Carvalhas ou o professor Louçã.

O doutor Lopes tem um pensamento político ou é apenas um fenómeno mediático, uma espécie de entertainer?

Sem comentários: