| Which economy did best in 2025? |
*Excluding Chile and Costa Rica†Share of product categories with an annual price increase of more than 2%‡Or latest available§National stockmarket indices, October 2025Sources: Bureau of Labour Statistics; Central Statistics Office; Eurostat; Féidhlim McGowan; OECD; The Economist
Antes de embandeirarmos em arco com a economia portuguesa no topo do ranking da Economist dos membros da OCDE, atentemos no seguinte:
- Estes resultados traduzem o desempenho medido pelos referidos 5 indicadores; se fossem outros os indicadores, os resultados seriam diferentes;
- Por exemplo, se fosse considerada a produtividade do trabalho (que diminuiu visto o emprego ter aumentado 2,8% e o PIB apenas 2,4%) ou o PIB per capita PPC (que diminuiu porque o PIB aumentou 2,4% e a população residente aumentou mais de 3% com cerca de 321 mil estrangeiros que não constavam das estatísticas), a economia portuguesa cairia para a metade inferior da tabela; (*)
- Alguns indicadores beneficiam da comparação com valores excepcionais no ano de 2024: a capitalização bolsista em 2024 tinha caído cerca de 16% e o PSI 0,3%; o aumento do emprego resultou do aumento do número de imigrantes que entraram no mercado de trabalho;
- Por último, o desempenho passado (e neste caso o desempenho de apenas um ano) não garante o desempenho futuro e esgotados os dinheiros da bazuca, estancada a entrada de imigrantes e reduzidos os fluxos turísticos, o futuro não é radioso.
(*) Acrescentei neste parágrafo as explicações entre parênteses.
3 comentários:
o aumento do emprego resultou do aumento do número de imigrantes que entraram no mercado de trabalho
Não. É o contrário. O aumento do número de imigrantes é que resultou do aumento da oferta de emprego.
É a economia quem comanda e controla a imigração.
estancada a entrada de imigrantes, o futuro não é radioso
Pois não. O atual governo está a trabalhar para isso.
se fosse considerada a produtividade do trabalho ou o PIB per capita PPC, a economia portuguesa cairia para a metade inferior da tabela
Não necessariamente. Porque a tabela não trata de valores absolutos, mas sim da comparação com o ano transato. Se compararmos a produtividade do trabalho em 2024 com a de 2023, Portugal talvez não faça assim tão má figura.
Enviar um comentário