Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/10/2025

Dúvidas (360) - Desta vez será diferente? Poderá a IA vir a ser a bolha DotCom do século XXI? (1)

Decorridos 25 anos, muito poucos se recordarão do que ficou conhecido como a bolha DotCom que rebentou no início deste século. Recordemos pois em que consistiu.

«A bolha DorCom foi desencadeada pelo surgimento da World Wide Web e seu navegador potente, mas fácil de usar, o Mosaic. Fornecedores e investidores declararam como a Web transformaria os negócios da noite para o dia, criando a "Nova Economia", onde tudo acontecia em "tempo real" e o comércio se movia na velocidade dos elétrons. Amazon.com surgiu e cresceu rapidamente vendendo livros online, e todas as outras indústrias ficaram com medo de serem "Amazonadas" por uma start-up. A corrida era para construir capacidade de rede e enormes fazendas de servidores, e muito dinheiro foi investido. No final, a Web se tornou um modelo de negócios bem-sucedido, mas aconteceu mais na taxa da tendência histórica da tecnologia (crescimento de 11% ao ano), não na taxa da tendência da bolha. (...) As bolhas são curvas S que colapsam muito rapidamente por causa da percepção/pânico de que o valor que está sendo criado é "fictício", muitas vezes caindo em cerca de um terço do tempo que levaram para subir.»

(Continua)

Sem comentários: