Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/04/2025

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (56)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

Eu diria mesmo mais, «as propostas do secretário-geral do PS são uma mistura de Marx com Pai Natal»

A fórmula de Rui Moreira em entrevista ao jornal Sol para caracterizar o programa eleitoral do PS parece muita adequada à falta de reformas e medidas estruturais e ao cabaz com IVA zero, ao "pé-de-meia" para os jovens e a redução da semana de trabalho previstos no programa eleitoral do PS.

A demagogia das políticas de imigração da extrema-direita são filhas da políticas socialistas

Segundo a AIMA, em 2017 viviam em Portugal cerca de 420 mil estrangeiros, um número que em 8 anos se multiplicou quatro vezes para cerca de 1,6 milhões, a cavalo das “manifestações de interesse” inventadas pelos governos socialistas. Só um milagre permitiria integrar um número desta dimensão. Recordemos que durante o PREC, a chegada em dois anos de um número três vezes inferior de retornados das colónias durante o PREC, portugueses e não estrangeiros, teve impactos sociais e gerou hostilidades.

Há um consenso sobre a governação: o fisco deve ser gerido como se fosse “privado”

O PS e o PSD podem divergir em várias áreas, mas não em relação ao fisco como máquina de extorsão. O instinto de sobrevivência levam-os a tratar o fisco como se fosse uma empresa privada. Exemplo: vai ser pago aos apparatchiks da Autoridade Tributária o bónus máximo de 5% da cobrança coerciva de impostos de 2023 no total de 65 milhões de euros.

¿Por qué no te callas?

A denúncia das supostas malfeitorias do Dr. Montenegro a que o Dr. Pedro Nuno deu um papel central na campanha eleitoral do PS é dificilmente compatível com a opacidade do seu percurso e com alguns factos conhecidos como viver em Lisboa e declarar morar em São João da Madeira para receber o subsídio, ter circulado num Porsche pago pelo pai, cuja empresa recebeu fundos europeus e beneficiou de adjudicação directa em contratos com o Estado. 

Sendo certo que isto são miudezas quando recordamos que a falência do BES que envolveu o Eng. Sócrates e outros membros do seu governo deixou uma perda superior a 11 mil milhões.

Sem comentários: