Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/07/2019

Pro memoria (395) – Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades (ainda outra vez). Trump, uma espécie de Obama louro?

«OMC dá razão à China na queixa contra taxas impostas por Obama» é o título do Público para noticiar a «decisão do tribunal comercial internacional (que) pode aumentar tom das críticas dos EUA ao modo de funcionamento da Organização Mundial do Comércio.»

«Taxas impostas por Obama»? Pergunto-me se não será engano? Não estarão a falar de Trump?

Ocasionalmente, ao procurar confirmar se não seria engano (não é, porque a disputa remonta a 2012), deparei-me com o título «Obama Asks for $3.7 Billion to Aid Border», desta vez do New York Times, onde se relata que «President Obama urged Congress on Tuesday to quickly provide almost $4 billion to confront a surge of young migrants from Central America crossing the border into Texas, calling it “an urgent humanitarian situation. (...) The president said he needed the money to set up new detention facilities, conduct more aerial surveillance and hire immigration judges and Border Patrol agents to respond to the flood of 52,000 children.»

«To set up new detention facilities» Pergunto-me se não será engano? Não estarão a falar de Trump? Não, não estavam, porque o título tem cinco anos.

Por falar em problemas de fronteira e imigração, o Secure Fence Act de 2006, da iniciativa da administração Bush, que financiou com USD 1,4 mil milhões a construção de mais de 1.000 km de muro na fronteira sul dos EU, teve votos a favor de Barack Obama e Hillary Clinton, na altura senadores do Illinois e de Nova Iorque, respectivamente.

Sem comentários: