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19/07/2019

Primeiro cria-se o problema, depois arranjam-se soluções que criam outros problemas e assim sucessivamente



«O Ministério da Educação lançou hoje uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas, como o uso partilhado dos manuais de forma rotativa.»

Primeiro, adoptam-se mais de mil manuais para o ensino básico e secundário, muitos deles redundantes e uma boa parte inútil que nem sequer é usada pelos alunos - perguntem aos vossos filhos e aos dos vossos amigos.

De seguida, obrigam-se os alunos a carregarem os manuais todos os dias para a escola.

Depois, os alunos queixam-se aos pais, que se queixam aos professores, que se queixam aos apparatchiks do ME pelo peso excessivo nas costas dos alunos.

Para "resolver" o problema juntam-se umas dúzias de apparatchiks do ME para parirem a «campanha “Mochila Leve” com 22 medidas de planificação, gestão do material escolar e iniciativas que envolvem os encarregados de educação e quem trabalha nas escolas

Inicia-se assim um novo ciclo que vai complicar tudo e, dentro de algum tempo, juntam-se outras dúzias de apparatchiks para parirem mais medidas para resolver o problema criado pelas anteriores, problema que até pode ser nenhum se, como é provável, a campanha “Mochila Leve” não produzir quaisquer resultados.

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