Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/05/2007

SERVIÇO PÚBLICO: a génese do cinema de causas subsídio-dependente

Está por avaliar o papel que JBC (João Bénard da Costa) tem tido na perpetuação de alguns mitos e na opinião sectária sobre a valia de alguns filmes e cineastas portugueses. Mas, para já, gostaria de deixar aqui uma primeira reflexão sobre as razões que fizeram abortar a ideia de AP (Azeredo Perdigão) ao financiar, sob a forma de capital de risco, um grupo de cineastas que despontavam e aos quais nem o Regime nem o mercado proporcionavam qualquer oportunidade.

Hoje tenho a noção clara de que, se essa iniciativa não deu os frutos que se esperava, foi porque o Estado marcelista, ao criar, nas vésperas do 25 de Abril, o IPC, para tutelar o cinema e financiar directamente os cineastas, veio reforçar a ideia de que não havia um mercado para os nossos filmes e consolidou em todos nós uma mentalidade de assistidos em autogestão. Com isso, cineastas e Estado uniram-se, desde o inicio, numa visão ecológica sobre o cinema português, como se este fosse uma espécie em vias de extinção que urgia proteger dos predadores industriais. Essa trágica visão das coisas, ao invés dos resultados que AP pretendia obter, abortou qualquer hipótese de ver surgir uma rede de produtores responsáveis e de criar uma relação positiva destes com o mercado - as salas e os canais de TV, para os quais se reservou o papel de financiadores compulsivos dos filmes, em vez de os aliciar a serem parceiros activos na sua produção, interessando-os nos seus resultados.
(O velho 'Cinema Novo', de António-Pedro Vasconcelos, no Sol)

Sem comentários: