Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/09/2005

DIÁLOGOS DE PLUTÃO: a tia Zezinha e o lumpen musgueirense

- Ó stôra, atão uquéque vomecê vai fazer pela gente que somos pobres?, pergunta a mulher-barril com buço de 2 semanas, enfiada numa bata por cima da camisa de dormir.

- Fazer pedagogia.

- Fazer pedagogia? Que merda é essa ó madame!?, comenta o galã com patilha fina, argola na orelha e cordão d'ouro espreitando na camisa desapertada até ao umbigo.

- Venho explicar que não dou empregos porque não sou o engenheiro Sócrates.

- Ómessa! Pois antes fosse o senhor inginheiro para nos ajudar, a nós que somos pobres, mas não precisamos de emprego (só se for no Estado). Precisamos é de ajudas. Isso sim, empertiga-se um ancião desdentado. Olhá gaja toda finaça a fazer-se de difícil, diz triunfante, soltando um ostensivo escarro anatómico.

- Há uma cultura de direitos e poucos deveres e estas pessoas põem-se muito na posição de assistidas e não na posição de pessoas que têm de contribuir para as suas vidas (falando a boca chiusa para o jornalista ao lado).

- Quéca gaja stá prali a rosnar?, pergunta o adolescente, coçando os túbaros.

- Assiste-se mais a um fenómeno de exclusão do que pobreza e o provérbio chinês, de que é preciso ensinar a pescar, aplica-se muito bem.

- Pescar? Masatão ó stôra, a menina vem práqui pra defender os pobres ou vem mangar connosco? Pescar? A menina vê aqui algum rio a passar na Musgueira?

(diálogo quase imaginário entre a doutora Maria José Nogueira Pinto, candidata do CDS/PP à câmara de Lisboa, e os moradores durante uma visita ao bairro da Musgueira)

Declaração de voto (as if): se eu votasse em Lisboa, Zezinha, terias o meu voto, Zezinha.

Sem comentários: