Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/05/2011

Ao princípio era o verbo (2)

[Republicação deste post actualizado com o último bullshit eurocrático]

Primeiro, a Óropa em peso jurou que não era preciso resgate da Grécia. A seguir que não seria preciso o da Irlanda, e a seguir o de Portugal. Depois veio o resgate da Grécia, primeiro, e a seguir o da Irlanda e o de Portugal. Depois do resgate, a Óropa em peso jurou que nunca haveria reestruturação.

Agora, ao que parece, a Alemanha e o FMI admitem uma reestruturação «moderada» e «voluntária». A coisa tem piada porque «moderada» significa, por agora, o reescalonamento da dívida e vamos ver mais tarde o que significará. «Voluntária» tem ainda mais piada porque estão para nascer os credores que obriguem o devedor a reembolsar as obrigações a um valor inferior ao nominal.

Alguns dias depois, Juncker, presidente do Eurogrupo, chama-lhe «reestruturação ligeira da dívida grega». O que seja ligeira, ele deixou para Olli Rehn explicar em europês: «uma extensão voluntária de maturidades dos empréstimos, um reescalonamento ou renegociação numa base voluntaria também podem ser examinados».

Enquanto isso, o saudoso ex-ministro anexo Vítor Constâncio, igual a si próprio, ora diz que a reestruturação deverá ser o «último recurso», ora diz que seria uma «catástrofe».

E assim, de semântica em semântica, continuarão os eurocratas a promover a deliquescência da situação financeira dos PIGS até os factos se imporem por si mesmos de uma forma brutal que poderá por em causa a Zona Euro e por arrastamento a UE.

Sem comentários: