Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/07/2004

ESTÓRIA E MORAL: BCP - Ascensão e queda?

Estória
Não é primeira vez que o Impertinências foca a destruição de valor a que o BCP se dedica há 3 ou 4 anos. Já aqui e aqui escrevi sobre essa destruição que tem como ruído de fundo sound bites produzidos com afinco para os analistas financeiros e o mercado. Este exercício tem sido particularmente notório no que respeita à sempre adiada venda da Seguros & Pensões, cuja compra já teria estado eminente várias vezes a inúmeros interessados. Compra que agora parece estar a cargo do comprador de último recurso - a CGD, ela própria,

Mas os mercados não são estúpidos. «O valor do BCP caiu mil milhões em quatro meses», em seguida à queda gradual em quatro anos da cotação para metade. É uma tristeza assistir a decadência dum banco inovador, que chegou a ser uma referência e um case study nos serviços financeiros em vários países.

Moral
É possível enganar alguns, toda a vida. É possível enganar todos, algum tempo. Não é possível enganar todos, sempre.

Sem comentários: