Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/09/2024

Mass deportation, diz ele

Desde 2015 que Donald Trump ameaça deportar muitos (ou todos, conforme os dias) dos mais de 10 milhões de emigrantes ilegais nos Estados Unidos, o que, além de praticamente irrealizável a essa escala em apenas alguns anos, por várias razões incluindo as negociações difíceis com os países de origem. É uma promessa para os seus devotos e uma ameaça para os seus detractores não suportada pelos créditos do Sr. Trump no seu mandato de 2017–2021.

 Removal = Deportation; Return = Saída voluntária ; 
Title 42 = Medidas sanitárias durante a Covid
 (Fonte

Na verdade, durante o mandato do Sr. Trump foram deportados menos emigrantes do que nos mandatos de Barack Obama apesar de lhe chamarem “deporter-in-chief".

Na imigração, como em tudo o resto, os propósitos do Sr. Trump são voláteis e as realizações ficam muito longe das suas panglossianas declarações, o que para o próprio não constitui qualquer problema e, pelos vistos, para os seus devotos também não. Num caso, como no outro, porque o contacto com a realidade é escasso e a devoção é muita, sendo o seu objecto o mesmo em ambos os casos.

1 comentário:

Anónimo disse...

A fonte é um think thank ou uma ong.