Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/09/2023

Ser de esquerda é... (24) - ... detestar o Dr. Cavaco Silva por más razões

«Que a esquerda tem mais alergia a Cavaco Silva do que Maomé ao toucinho é facto comprovado por quilómetros e quilómetros de papel de jornal. Ana Sá Lopes assinou no sábado um belo texto sobre o lançamento do novo livro do antigo primeiro-ministro, no qual declara: “Não há nenhum antigo dirigente do PSD que enerve tanto a esquerda como Cavaco Silva. É um dado objectivo – até o ódio a Santana Lopes se dissipou com os anos.” É bem verdade. Aliás, a coisa é tão escandalosamente evidente que até os próprios admitem.»

João Miguel Tavares no Público 

Aqui no (Im)pertinências a cotação do Dr. Cavaco Silva não é grande coisa, como se pode comprovar nas dezenas de posts publicadas ao longo de 20 anos exprimindo juízos críticos sobre a criatura e as suas acções. Nos posts de um dos contribuintes esses juízos são informados também pelo convívio a uma distância respeitosa durante um ano lectivo numa cave do antigo Mosteiro de Santa Brígida ou Convento de Santa Brígida ou Convento de São Salvador de Sion de Lisboa ou Mosteiro de Santa Brígida de Lisboa ou Convento das Inglesinhas ou Convento das Inglesinhas do Mocambo ou Convento do Quelhas.

Há, porém, importantes diferenças entre a urticária que o Dr. Cavaco desperta na esquerdalhada e as críticas e reservas que aqui lhe colocamos. Talvez até tenhamos de admitir serem excessivas as nossas críticas e reservas se a urticária da esquerdalhada for gerada, como parece, precisamente pelas acções da criatura que não nos merecem críticas ou reservas.

Outros "Ser de esquerda é..."

1 comentário:

Camisa disse...

Saudoso ISEG!