Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/09/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (81b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 81a)

Choque da realidade com as políticas de habitação do Dr. Costa. Dos delírios de «em 2024, todas as famílias terão uma habitação condigna» até ao peditório a Bruxelas, em apenas dois anos

Enquanto o governo anuncia o “Mais Habitação”, o stock de crédito à habitação desce pela primeira vez em cinco anos e os sinais apontam todos no mesmo sentido que é do mais resultar menos habitação. Por exemplo, dois projectos de 900 habitações na área metropolitana do Porto foram abandonados por terem deixado de ser viáveis com a alteração do IVA da reabilitação urbana para 23%.

Perante os sinais de descalabro o que faz o governo? «pede a Bruxelas medidas para a oferta de habitação a custos acessíveis».

«À justiça o que é da justiça»

Quinze anos depois do escândalo do BPP, vão ser presos dois administradores acusados de crimes. Visto que já não vão para novos, talvez até já nem se recordem de ter cometidos os crimes de que são acusados, como o Dr. Salgado que se queixa de Alzheimer.

Grande desempenho do ministério das Finanças

O Dr. Medina que até Julho teve um aumento de 2.607 milhões na receita fiscal, conseguiu aumentar a despesa e registar um excedente orçamental de apenas 1.546 milhões. É obra.

O negócio do hidrogénio verde está preto. Só funciona a parte dos subsídios

A Fusion Fuel que fabrica equipamentos para a produção de hidrogénio verde conseguiu o prodígio de facturar 582 mil euros no 1.º trimestre e não registar um único euro de vendas no 2.º trimestre. Estão optimistas porque em Julho receberam 2 milhões de um subsídio do PRR de 10 milhões e já submeteram pedidos de mais 65 milhões de subsídios. (fonte)

Abençoado governo que tal imprensa amiga tem. «Abdicou», escreveram eles

Ficámos a saber pelo Negócios que, usando uma espécie de linguagem orwelliana, rebaptizou os benefícios fiscais previstos no Estatuto dos Benefícios Fiscais (existente desde 1989) e produziu um título que o Grande Irmão apreciaria: «Estado abdicou de um terço da receita fiscal».

Banco de Fomento é «torrar dinheiro em coisas que não valem pevide»

Recordemos que o Banco de Fomento sucedeu a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, ressuscitado em 2018, só viu a luz do dia em 2021, depois de dois anos a ser anunciado pelo antigo ministro da Economia. Desde então já teve mais de uma dezena de administradores e agora perdeu mais dois que se demitiram por “cansaço

Take Another Plan. Aleluia

Foi muito celebrado o lucro que a TAP apresentou no 1.º semestre. São 23 milhões ou 1,2% dos 1.906 milhões das receitas, depois de mais de 3 mil milhões injectados. Para efeitos comparativos, a Net Margin Annual (Trailing 12 months) média no transporte aéreo nos dois trimestres deste ano foi 2,06% e 3,85% (fonte)

(Continua)

Sem comentários: