Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/09/2023

A geração mais (mal) educada de sempre

Foi ontem publicado pelo Eurostat o artigo Participation of young people in education and the labour market do qual extraí os dois gráficos seguintes.


Menos de 11% dos jovens portugueses no escalão 15-29 anos trabalham e estudam simultaneamente, ou seja, menos de metade da média da UE e menos de um quarto da média dos países do norte da Europa. Não é certamente por acaso que nos países europeus mais desenvolvidos a participação dos jovens simultaneamente a trabalhar e a estudar é mais elevada.


Portugal faz parte do grupo 3 de países em que apenas um décimo dos jovens 15-29 anos trabalham e estudam e, apesar disso, têm uma taxa de desemprego praticamente igual à média da UE. Conseguem assim ter sol no nabal e chuva na eira, uma especialidade muito do Portugal dos Pequeninos em quase todas as modalidades.

1 comentário:

Figueiredo disse...

Podemos dizer que Portugal tem as piores e mais mal preparadas gerações de sempre, as que possuem o 12º ano, licenciatura, mestrado, ou doutoramento.