Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/04/2019

Lost in translation (320) - É um PIN (Projecto Impossível de Negar), queria ele significar

A Artland era uma empresa participada de La Seda de Barcelona para produzir ácido tereftálico purificado em Sines que o governo Sócrates classificou em 2007 como PIN (Projecto de Interesse Nacional).

Três anos depois, La Seda faliu e em 2010 a Artland teve a maioria do capital vendida a fundos públicos portugueses e entrou em processo de falência em 2015. Nessa altura, a Caixa que financiou o projecto e detinha quase 20% do capital ficou com um malparado de 520 milhões em cima dos 53 milhões que perdeu na La Sede onde entrou com 5% do capital.

Questionado pela comissão parlamentar sobre as razões porque financiou a Caixa o projecto Artland, Vasco d'Orey, ex-director de risco da Caixa, explicou 
 “Eu não diria que é difícil, diria que é impossível” o banco público não participar num projecto como o da Artlant, reforçou, acrescentando que, “dado que um projecto é PIN, se forem dadas garantias suficientes, é impossível a Caixa não participar”
Se o investimento é ruinoso e não há quem lhe pegue, ponha-se o lóbi a funcionar, lubrifiquem-se os canais, ofereçam-se uns robalos ou uma caixa de pão-de-ló e vão à Caixa que eles financiam.

Estão a ver porque a Caixa tem de ser um banco público?

Sem comentários: