Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/04/2019

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (14) - Nos buracos negros, por direito próprio

Outros portugueses no topo do mundo.

É mais uma confirmação do postulado de Ti Célito: os portugueses são os melhores dos melhores, em tudo e, inevitavelmente, ou principalmente, nos buracos negros.

O primeiro dos portugueses é Hugo Messias, um português de 33 anos, trabalha no ALMA (Atacama Large Millimeter Array), a cinco mil metros de altitude no meio do deserto do Atacama, no Chile, a colectar e verificar dados sobre dois buracos negros, o da galáxia M87 e o Saggitarus A*, dados que são enviados para o Instituto Max Planck e o MIT.

O segundo é Carlos Moedas, o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, e não precisa de apresentações. O que tem ele a ver com o buraco negro, perguntareis. Tem tudo, lembro eu. Em primeiro lugar, fez parte do governo que lidou com o buraco negro deixado por José Sócrates e agora falou em Bruxelas do buraco negro fotografado pela primeira vez.

Temos assim, a juntar a tantos outros, não apenas mais um, mas desta vez dois portugueses no topo do mundo: «o português por detrás da primeira fotografia de um buraco negro» e o português que «esteve na apresentação da primeira fotografia de um buraco negro, em Bruxelas, onde sublinhou a importância da imagem captada pelo telescópio Event Horizon».

Sem comentários: