Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/04/2019

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (15) - E porque não em Stonehenge?

Outros portugueses no topo do mundo.

«Stonehenge foi feito por antepassados de portugueses»

Foi o título escolhido pelo Diário de Notícias para sacar entre as brumas da memória mais um grande feito dos nossos egrégios avós. Algures 30 séculos AC, os nossos antepassados resolveram passar férias no Sul de Inglaterra. Lá chegados, constataram que não tinham calendário e, munidos do saber refinado com a profusão de menires, antas, dólmens e cromeleques espalhados pela Pátria de origem, construíram um com megalitos em Stonehenge, pensei com o meus botões. 


Continuei a ler e afinal não. Segundo nos ensina o prestimoso diário, citando a revista Natura Ecology & Evolution, «através da análise ao ADN de ossos de homens do neolítico encontrados na Grã Bretanha, mostra que os antepassados do povo que construiu Stonehenge três séculos antes do nascimento de Cristo saíram da Anatólia, viajando pelo Mediterrâneo até à Ibéria, de onde partiram mais tarde para norte.» 

O neolítico começa há uns 120 séculos AC e prolonga-se até há uns 45 séculos AC, e Stonehenge supõe-se ter sido erguida em diversas fases entre 30 a 20 séculos AC. Ora. segundo a cronologia do prestimoso diário, Stonehenge teria sido construída três séculos antes do nascimento de Cristo, de onde o DN está a falar de outra Stonehenge, talvez um bairro para emigrantes no planalto de Salisbury no Wiltshire. Em qualquer caso, afinal os antepassados de portugueses eram da Anatólia, a actual parte ocidental da Turquia, de onde seria preferível chamar-lhes antepassados dos turcos. E pronto, lá se perdeu uma oportunidade gloriosa para encontrar mais portugueses no topo do mundo.

2 comentários:

Anónimo disse...

«Há um "Judas" português que vai subir aos palcos de Londres*

Ganda titalo na Renascença. Devem andar a espiar as Impertinências.

Aqui: https://rr.sapo.pt/noticia/148676/ha-um-judas-portugues-que-vai-subir-aos-palcos-de-londres

Anónimo disse...

Apanhei mais!
Na renascença...

«Quem é o português que ajudou a tirar a primeira foto de um buraco negro?»

Tá tão giro!