Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/01/2008

Chuva na eira e sol no nabal

Portugal é o país mais desigual da UE, com 20% de portugueses mais abonados a terem um rendimento mais de 8 vezes superior aos 20% menos abonados (ver artigo de Miguel Frasquilho no JN).

Não é estranho, num país com reduzida mobilidade social, que o sentimento de injustiça que essa desigualdade gera se tenha visivelmente exarcebado quando o rebentar do escândalo tornou conhecido do grande público os salários e as pensões dos administradores do Millenium bcp. Dir-se-ia que um dos danos colaterais do descrédito da organização privada mais venerada e de maior sucesso do país foi colocar aos olhos de muitos cidadãos o sector privado no mesmo plano do sector público. Com uma diferença: os governos do país, eleitos por milhões de eleitores, não duram em média mais de 2 anos e os governos das empresas, eleitos por umas dezenas de accionistas, que não hesitam em saltar para o colo dos governos ao primeiro susto, duram em média mais de 5 anos.

Ao mesmo tempo que é o país mais desigual da EU, Portugal é o terceiro com o peso dos salários no PIB mais elevado, consequência natural da baixa produtividade que se tivesse a mesma ordem de grandeza da Espanha aumentaria o PIB em cerca de 50%. Ou seja, a desigualdade que se aceita como um preço a pagar por uma economia competitiva é, no nosso caso, um custo social arbitrário gerador de tensões sociais à surdina, por enquanto, e de oportunidades para políticos populistas e trauliteiros, mais tarde ou mais cedo.

Sem comentários: