Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/01/2008

Novas oportunidades - a trabalhar para a estatística

Se são fiéis à realidade os ecos que me chegam de professores, o programa Novas Oportunidades será pouco mais do que um pretexto para oferecer um diploma a quem pelos meios normais não o conseguiu. Dizem-me que os critérios de avaliação, já de si frouxos, são adaptados ao nível de conhecimento dos candidatos garantindo a aprovação e a obtenção do diploma. Até em relação à assiduidade o relaxo é escandaloso, dizem-me.

Por muito que isso ajude a compor as estatísticas de aproveitamento escolar, principalmente a reduzir artificialmente as taxas de abandono, o resultado final destas panaceias é inexoravelmente desacreditar ainda mais o sistema público de instrução (concordo com o Impertinente que se trata de instrução e não de educação) e reduzir o valor dos diplomas como indicador de competências no mercado de trabalho. Contudo, a pior consequência é reduzir a mobilidade social ao condenar à iliteracia as classes média e baixa incapazes de competir nos mercados de trabalho com o esperma sortudo.

Veja-se o seguinte exemplo da degradação da instrução pública (das velhas oportunidades, porque nas novas as coisas só podem piorar).

Sem comentários: