Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/03/2006

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: quereis dinheiro? tomai oportunidades

Se quereis mesmo saber porque é que este país, com tanto subsídio, apoio, solidariedade, PRIMEs, PTs, incentivos, não descola da merda, ide perguntar ao senhor Ferreira. O senhor Ferreira para sair da merda teve que ir fazer pela vidinha como ajudante de pedreiro na Nova Gales do Sul. De caminho, passou a chamar-se Fred.

Ele explicou no discurso de agradecimento do Ethnic Business Award que «em Portugal nunca teria conseguido o que conquistei na Austrália. Este país foi e ainda é uma terra de oportunidades para quem trabalha muito e sabe o que quer». Ele não disse que, se tivesse ficado, também teria certamente trabalhado muito, teria que mudar de quereres, poderia aspirar a uma comenda do doutor Sampaio (ou, se este se distraísse, poderia esperar pelo doutor Cavaco), teria a graxa untuosa do bloco central da extorsão quando lhe fosse cobrar a percentagem das rotundas adjudicadas, e o desprezo do diletantismo paroquial das elites do burgo pelos que, não nascendo feitos, se têm que fazer.

Declaração de interesse:
O Impertinências tem razões de sobra para duvidar das estórias de sucesso que o Expresso nos últimos tempos tem contado para nos alimentar a auto-estima e fazer crer que podemos lá chegar, sem torcer o pepino, só com as tretas do engenheiro Sócrates. Como esta é uma estória de insucesso do país para reter os gajos que têm ganas de o mudar, talvez seja verdadeira.

Sem comentários: