Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/09/2004

ESTÓRIAS E MORAIS: Crimes e castigos.

Estória n.º 1
Martha Stewart - uma conhecida e arrogante guru nova-iorquina da moda e do lifestyle, CEO da Martha Stewart Living Omnimedia - choramingava, 4ª feira passada, numa conferência de imprensa, pedindo a antecipação da pena de prisão de 5 meses a que foi condenada por obstrução à justiça e por ter mentido acerca da venda da sua participação na ImClone Systems.

Estória n.º 2
No mesmo dia em que Martha Stewart choramingava, Frank Quattrone - um conhecido, e ainda mais arrogante, director do Credit Suisse First Boston, que liderou durante a década de 90 várias das mais mediáticas initial public offers (IPOs) das tecnologias de informação, cavalgando a onda de «euforia irracional» (Grandpa Greenspan dixit) dos mercados de capitais - foi condenado a 18 meses de prisão por motivos semelhantes: interferência na investigação federal sobre rateio de acções nessas IPOs.

Estória n.º 3
Em Julho do ano passado o empresário Miguel Sousa Cintra - filho do demasiado conhecido Sousa Cintra - foi condenado, com pena suspensa, pelo crime de inside trading, a 120 dias de multa à taxa diária de 295 euros, e à entrega de 499 mil euros a distribuir por instituições humanitárias. Meio milhão de euros foi o custo das mais-valias de 4 milhões de euros que realizou com a operação.

Estória n.º 4
Em Janeiro deste ano Carlos Magalhães Pinto - ex-administrador da Mota & Ca. - foi condenado a pagar 63 mil euros pelo crime de inside trading na Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Engil. A operação rendeu-lhe 139 mil euros de mais-valias.

Moral
As leis em Portugal são duras, mas a prática é mole - Filipe II de Espanha (I de Portugal).

Sem comentários: