Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/09/2025

Dúvidas (358) - Por que cedem os princípios à fidelidade? O que é uma resposta proporcional?

Em minha opinião, fundada em muitos anos de observação do comportamento humano, uma grande parte das pessoas de direita (e de esquerda) confundem a defesa dos princípios e das ideias com o que consideram ser a fidelidade devida aos correligionários ou então abandonam essa defesa por não terem a coragem de criticar estes em nome daquelas. Sobram muito poucos para defender os princípios e as ideias. Sempre foi assim e provavelmente sempre assim será.

Grozny, Chechénia, 1994                                                                         Gaza City, 2023.

Honestamente, não sei o que seria uma resposta proporcional. Ainda assim, acredito que as destruições que qualquer das fotos mostram e as muitas dezenas de milhar de mortos que delas resultaram não são uma resposta proporcional, seja lá ao que for proporcional, e seja lá o que for o que a resposta visa, seja evitar a secessão da Chechénia e manter a integridade do Império Russo, seja vingar as vítimas do terrorismo do Hamas, manter a integridade do governo com o apoio da extrema-direita religiosa e supremacista, gastando o que resta dos créditos do Holocausto.

Sem comentários: