Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/03/2025

Left-wing and right-wing extremism are enemies of freedom and share many things, including resentment

 «Resentment is like drinking poison and expecting it to kill your enemies.» 
Nelson Mandela

2 comentários:

Anónimo disse...

É isso. Enquanto os gerontes corruptos do partido democrata incentivam os prosélitos a praticar atos de terrorismo e vandalismo contra carros e instalações da Tesla, faz-se equivaler os eleitores de Trump à extrema-direita.
O Dr. Trump vai acertar o passo a esses esquemas corruptos que canalizavam biliões em recursos públicos para o bolso destas personagens e à descarada lavagem de dinheiro que enchia sacos azuis.

Afonso de Portugal disse...

Essa citação tem sido atribuída erradamente ao Mandela, mas não é ele o seu autor:

https://quoteinvestigator.com/2017/08/19/resentment/

Aliás, o Mandela foi uma das pessoas que mais cultivou o ressentimento ao longo da sua vida, basta ver que criou o uMkhonto weSizwe, a ala paramilitar do ANC.

Seja como for, e como bem observou o anónimo que comentou primeiro, está por esclarecer quem são exactamente os "rigth-wing extremists" a que o (Im)Pertinente alude. Quem são exactamente essas pessoas que o (Im)Pertinente diz estarem a roubar a nossa liberdade? Não tem sido a Direita a silenciar as vozes desalinhadas, mas sim a Esquerda. Não tem sido a Direita a impor normas de conduta e terminologia obrigatória aos cidadãos, mas sim a Esquerda. Não tem sido a Direita a decretar programas escolares cheios de ideologia LGBT, mas sim a Esquerda.

Afinal, em que medida é que a Direita limitou a liberdade dos cidadãos nos últimos anos? A pergunta não é apenas para o (Im)Pertinente, eu desafio todos os comentadores deste espaço a responder!