Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/03/2025

The man who thinks he's the most powerful man in the world told the world and the markets that tariffs "are going to make our country rich again" and (so far) the world and the markets haven't listened

«President Donald Trump, on board Air Force One on Sunday, said tariffs "are going to be the greatest thing we've ever done as a country," and are going to make the U.S. "rich again."» (fonte)

Federal Bank of Atlanta

In brief,

2 comentários:

Afonso de Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Afonso de Portugal disse...

A inclusão do primeiro gráfico não se percebe. Trata-se de uma previsão, nada mais. Só lá para o meio do ano é que teremos valores concretos. O certo é que ainda ontem a inflação voltou a descer:

https://finance.yahoo.com/news/ppi-data-shows-wholesale-inflation-ticked-down-in-february-124516977.html

https://www.newsweek.com/new-data-shows-inflation-rate-plummeting-2043395

Quanto aos gráficos seguintes, a bolsa também caiu durante praticamente todo o ano de 2022 e não me lembro de o (Im)Pertinente ter criticado o Bidé.

E outra coisa: comparar o desempenho de índices durante apenas um mês faz muito pouco sentido. É que o (Im)Pertinente talvez não saiba, mas os mercados bolsistas não sobem todos os dias. De tempos a tempos, ocorrem os chamados períodos de correcção, em que o valor do índice se aproxima da média de longo prazo. É por isso que o que conta realmente é a tendência primária a vários meses que, para já, se mantém claramente ascendente.