Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/09/2010

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: A ideia desastrosa segundo Silva Lopes

Secção Padre Anchieta

«Concordo limitadamente (com as recomendações da OCDE para aumentar os impostos), porque tenho algum receio de que se aumentar muito a receita não se faça um esforço suficiente do lado da despesa. Eu também acho que é impossível não aumentar a receita. Acho que essa ideia de os impostos não podem aumentar nem um cêntimo é uma ideia completamente desastrosa», declarou ontem Silva Lopes a propósito do relatório da OCDE.

«
Com essas declarações, Silva Lopes ganhou 5 bourbons por andar a dizer a mesma coisa há décadas e 3 chateaubriands por não se ter apercebido que, desde o seu tempo de ministro das Finanças até hoje, nunca foi feito «um esforço suficiente do lado da despesa» e a coisa resumiu-se sempre a um aumento dos impostos. Outros dois chateaubriands por parecer não ter reparado nas medidas de outros governos.

Por exemplo, não deve ter reparado que o governo britânico se dispõe a encerrar 177 departamentos e organismos, e estima que podem ser poupados milhares de milhões de libras dos quangos (uma espécie de instituições semi-públicas, como as fundações e os institutos públicos criados aos centos pelos sucessivos governos portugueses) inventados pelos trabalhistas que custam 65 mil milhões de libras por ano e empregam 100 mil pessoas.

Sem comentários: