Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/01/2009

DIÁRIO DE BORDO: Quando pensava que tinha passado a época.

Lembro-me do meu avô me contar estórias de comerciantes e industriais falidos que se suicidavam. Na época não havia gestores, nem empresários. Só havia sócios capitalistas e sócios gerentes.

Quando pensava que já ninguém se suicidava por não poder enfrentar os credores, a família ou ambos, chegam-me as notícias de dois suicidas que já eram célebres antes do suicídio. No Natal, René-Thierry Magon de la Villehuchet, cujos antepassados emprestaram dinheiro ao Rei Sol, cortou os pulsos no seu escritório em NY depois de verificar que a maior parte da sua fortuna se tinha evaporado nas mãos de Bernard Madoff. No Dia de Reis, Adolf Merckle atirou-se para a linha de comboios. Tinha perdido uma fortuna ao comprar acções da VW no pico das cotações (nos dias seguintes à Porsche ter comprado um volumoso lote) que agora valem apenas uma fracção do que lhe tinham custado.

É a selecção natural a funcionar ao contrário (só morrem os que têm vergonha).

Sem comentários: