Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/01/2009

ESTADO DE SÍTIO: O princípio de Kahn ou a banana socialista.

O engenheiro José Sócrates manifestamente abomina os factos desagradáveis da realidade da sua governação. Nega-os, a menos que possa atribuí-los aos governos antecedentes ou a uma crise externa. Nos últimos quase 14-catorze-14 anos a oposição só pode responder por menos de 4 (3 anos e 3 meses de José Barroso e 8 meses de Pedro Lopes) pelo que se torna cada mais difícil sacudir a água do capote. Se o senhor engenheiro continuar até 2013, será quase uma missão impossível, até para um mestre da arte da mistificação, responsabilizar a oposição pelas desgraças de 18 anos. Os próprios efeitos da crise podem já estar em 2013 demasiado mitigados para se lhes poder assacar a causa das nossas desgraças que já eram evidentes pelos menos desde 2000.

Por ser assim, é cada vez mais importante procurar modificar a aparência da realidade do país, na impossibilidade de transferir a sua responsabilidade para a oposição ou atribuí-las a uma qualquer crise. É aqui que se aplica o princípio de Kahn cuja aplicação se recomenda vivamente ao senhor engenheiro.

Como recordou recentemente a Economist, Alfred Kahn, um dos assessores económicos do presidente Carter, foi por este repreendido por ter-se referido publicamente em 1978 a uma possível depressão da economia americana. Na sua intervenção seguinte, Alfred Kahn disse que «we're in danger of having the worst banana in 45 years».

Sem comentários: