Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/11/2005

O IMPERTINÊNCIAS FEITO PELOS SEUS DETRACTORES: o político El Pibe visto um detractor

«O célebre Maradona tem-se apresentado ultimamente como defensor dos povos oprimidos. Ainda recentemente, quando o doido do Hugo Chávez disse que «se criássemos um clube dos países devedores seriamos mais fortes» (ou seja vamos lá ver se nos organizamos para não pagar as nossas dívidas) o não-menos-doido Maradona auto-proclamou-se paladino dos países devedores na cimeira de Mar del Plata.

Será porque ele próprio deve ao fisco italiano Eur 31.782.429 por não ter pago impostos entre 1985 e 1990?

Será porque se junta aos contestatários da globalização quando é ele próprio o produto mais acabado dessa mesma globalização?

Será porque só recebia cerca de US$ 10.000.000 por ano de patrocínio para representar essa vil marca que explora os pobres de todo o mundo vendendo-lhes Coca Cola?

Será ainda porque, quando magoado por outro jogador durante um jogo de futebol, pretendia que esse jogador lhe entregasse todo o salário até ao fim da recuperação?

Até o New York Times o apelidou de «a perfect latin american idiot» apoiando-se no título do livro «»Guia ao perfeito idiota sul-americano» escrito pelo filho de Mário Vargas Llosa e outros jornalistas!

Devia ter sabido retirar-se da cena mundial a tempo.

Lembra-me outra personalidade cá da praça que se recusa a aceitar que seu tempo foi outro.»

(AB, um amigo e um detractor compulsivo)

El Pibe é um exemplo de como um génio também pode ser um idiota. A outra personalidade é um exemplo de como ter muito passado não garante um grande presente e muito menos um grande futuro.

Sem comentários: