Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/11/2005

ARTIGO DEFUNTO: «já demos a volta», escreveu ele

Como era previsível, o jornalismo de causas veio em socorro das estatísticas de causas, nas páginas do caderno de Economia do semanário de referência. A começar pelo exaltante título «Já demos a volta», o jornalista de serviço à causa dá o melhor de si próprio para transformar o vapor dos sinais catados na síntese de conjuntura do INE em algo capaz de injectar optimismo nas nossas meninges deprimidas.

O esforço é mais notório no comércio externo. Onde a mente delirante do articausista imagina uma «inversão do ciclo», as estatísticas de comércio externo do INE mostram que o défice da balança comercial até Julho aumentou 13,7% e o défice do comércio extracomunitário aumentou 32,9% até Setembro.

Vários outros artigos alinham pelo tom entusiástico e fretista do «Já demos a volta», com um destaque especial para o «Vamos ser a horta da Europa», que nos descreve um idílico «projecto para a costa alentejana que prevê uma megaprodução em estufas de hortofrutícolas e plantas ornamentais». Se for parecido com o projecto do senhor Thierry Rousseau, cujos restos de plástico ainda devem ser visíveis na costa alentejana, o engenheiro Sócrates pode pedir a assessoria do professor Cavaco que ainda se deve lembrar de lá ter ido inaugurar a gigantesca fraude em que o seu governo embarcou.

Sem comentários: