Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/11/2005

ARTIGO DEFUNTO: filáucias do jornalismo de causas expostas pela pitonisa Joana

Mais duas demonstrações de jornalismo de causas para quem se «não há factos - os factos correspondem à visão do mediador, do repórter», ainda menos há previsões de factos futuros. Desta vez foram expostas pela pitonisa Joana do Semiramis, a propósito da irremediável confusão entre projectar desejos e fazer um previsão falível mas honesta, na circunstância relativamente às consequências da eleição da esquerdista Andrea Nahles sobre o futuro da coligação alemã e à popularidade de Sarkozy - o único governante que teve uma atitude firme face aos motins.

A Joana bem podia ter evitado a filáucia de escolher um título pesporrente como «Filáucias».

Post scriptum:
Títulos pesporrentes são os que usam termos que aparecem menos de 300 vezes nas pesquisas Google e obrigam o Impertinências a ir ao dicionário.
Filáucia
[Do gr. philautia.]
s.f. Amor-próprio; egoísmo; presunção, vaidade.
(Dicionário de Cândido de Figueiredo)

Sem comentários: