Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/09/2025

Crónica da passagem de um governo (16)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
Take Another Plan. O mito do Hub estratégico da TAP e outros mitos

Os operadores estrangeiros que utilizam os quatro aeroportos internacionais de Portugal representam 70% do tráfego total: 52% em Lisboa, 86% no Porto, 97% em Faro e 78% no Funchal.

Quanto à excitação que segundo as fontes oficiais a venda da TAP está a causar nos operadores, a consultora de aviação SkyExpert diz que há «chances mínimas da Lufthansa apresentar uma proposta vinculativa pela TAP», chances mínimas que segundo o partido do Dr. Ventura são chances máximas, uma vez que quer o comprador assuma «responsabilidade por todas as garantias efectivas ou potenciais».

Os portugueses «vão ter razões para confiar no SNS»

Segundo um estudo do ISEG para a CIP (apud) o volume de horas extraordinárias realizado no SNS equivale a mais de 11 mil profissionais de saúde full time, ou seja a mais de 7% dos cerca de 150 mil do efectivo total, e a despesa com horas extraordinárias cresceu mais de 80% em dez anos.

O mistério dos obstetras. O que falta não são os obstetras são os nascituros

Dia sim, dia não, os jornais noticiam a falta de obstetras. Alguém me pode explicar sff o que é feito dos 1.960 obstetras inscritos na Ordem dos Médicos que fizeram os cerca de 85 mil partos em 2024, que incluem os 748 obstetras que trabalham no SNS que terão feito 80% desses partos (dados paridos a fórceps pelo ChatGPT)? Quarenta (40) partos por obstetra dá um parto por obstetra e por semana já com o desconto das férias e do abstencionismo estrutural.

O Estado sucial não é só ineficiente a torrar dinheiro. É também ineficaz

Os magros resultados do dinheiro dos fundos europeus vêm demonstrando há quatro décadas a ineficiência da torrefacção. O atraso a gastar o dinheiro do PRR a um ano de terminar e a recorrente necessidade de o reprogramar mostra a ineficácia. E isto foi assim com os governos socialistas e é a assim com os governos AD.

A felicidade dos pensionistas e de outros eleitores não é barata

A última vez que um líder político falou os pensionistas da insustentabilidade da Segurança Social sem uma reforma (que todos eles traduziram como um corte das pensões) foi durante a intervenção da troika para resgatar o Estado sucial do estado das finanças públicas em que o deixou o governo socialista do Sr. Eng. Sócrates.

Expresso

Como se pode ver no diagrama, quer o Dr. Costa durante oito anos, quer agora o Dr Montenegro fizeram os possíveis e os impossíveis para fazer felizes os pensionistas. Ao custo da felicidade dos pensionistas, cuja última prestação consistiu num cheque para as pensões até 1.500 euros (400 milhões), deve juntar-se o custo da felicidade dos jovens (IRS Jovem, 500 milhões), o dos contribuintes (reajustamento do IRS, 500 milhões) e o dos funcionários públicos (aumentos, progressões, recuperação do tempo de serviço, 1.500 milhões). Tudo por junto uns 3 mil milhões.

Chutando a bola para frente

Nos últimos dois anos o governo AD não conseguiu reduzir o rácio da dívida e o ministro das Finanças anuncia que espera reduzir a dívida pública para «cerca de 92% do PIB este ano, ficando próximo de 88% no ano que vem», dívida cujo valor absoluto se tem mantido estável ao redor dos 260 mil milhões.

Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos

Costumam os portugueses dizer para se desculparem que os exemplos vêm de cima. Neste caso aproveitam as mensagens de prosperidade do Dr. Montenegro endividam-se alegremente no crédito ao consumo que bateu um novo recorde com 827 milhões de novos créditos em Julho.


20/09/2025

Dúvidas (357) - Que interessam essas merdas que ocorrem nos EUA?

Assim de repente e se por misericórdia admitisse que não há perguntas idiotas e tivesse de responder a esta pergunta, diria que as merdas que ocorrem num país que representa mais de um quarto da economia mundial, tem o exército mais poderoso, é o terceiro país mais populoso e tem uma cultura com enorme influência no resto do mundo, devem interessar a qualquer criatura, até mesmo a uma criatura que viva a olhar para o umbigo num Portugal dos Pequeninos representado no diagrama seguinte por baixo da seta branca. 


E acrescentaria que, no caso particular deste blogue, as merdas que ocorrem nos EUA parecem também interessar aos habitantes dos países que aqui fizeram 540 mil visitas nos últimos 12 meses.

Blogspot 

Por isso, a resposta é: interessam imenso.

18/09/2025

Eight months later, we must conclude that if Mr. Putin has any sense of humor, he has been laughing since then

«First, I’ll meet with Putin, I’ll meet with Zelenskyy. They both have weaknesses and they both have strengths (...) And within 24 hours that war will be settled. It will be over. It will be absolutely over.»
Mr. Trump in a CNN town hall in 2023

«Putin is just laughing, not stopping the killing but increasing the killing»
EU’s foreign policy chief Kaja Kallas

«Putin laughs at President Trump's peace efforts»
Polish Foreign Minister Radek Sikorski

17/09/2025

CASE STUDY: Nos Estados Unidos a direita recorre mais à violência do que a esquerda

Fonte

Antes que as almas de direita se comecem a indignar e as de esquerda a festejar, convirá saber que o gráfico acima foi construído com base nos dados recolhidos por The Prosecution Project, «uma plataforma de pesquisa de inteligência de código aberto de longo prazo que rastreia e fornece uma análise de casos criminais envolvendo violência política ilegal que ocorrem nos Estados Unidos desde 1990».

Esses dados reflectem queixas criminais, acusações e registros judiciais de crimes que visam uma mudança sociopolítica ou transmitir uma opinião política para uma audiência externa, e referem-se apenas ao número de casos identificados sem considerar a gravidade nem o número de vítimas (por isso o ano de 2001 em que ocorreu o atentado das Torres Gémeas que causa cerca de 3 mil mortos parece um ano "normal").

16/09/2025

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (70)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

A Dr.ª Leitão apontou ao Eng. Moedas e atingiu o Dr. Costa e o Dr. Medina

Segundo a Dr.ª Alexandra, o Eng. Moedas “prepara-se” para «retirar milhões destinados à Gebalis, empresa municipal cuja finalidade passa pela promoção e gestão de imóveis de habitação municipal, para financiar o aumento de despesa com a Web Summit». Sem se dar conta a Drª. Leitão passou ao lado do facto dos milhões que a câmara de Lisboa vem torrando com a Web Summit foram nas condições negociadas pelo Dr. Costa com o Paddy em 2016, e continuadas pelo Dr. Medina até 2021, tendo esses milhões sempre “retirados” de algum lado uma vez que não foram pagos com novas receitas da câmara (pode ler-se uma retrospectiva desta saga).

Glóriagate versus Rússiagate seguido de Entre-os-Rios-gate

À falta de outros argumentos e tentando recuperar o handicap da Dr.ª Leitão nas próximas eleições municipais, várias luminárias socialistas culparam o Eng. Moedas por um acidente aparentemente resultante da utilização de um cabo inapropriado e de um defeito de desenho (insuficiência dos travões de emergência) num elevador que andava pela calçada da Glória ainda o avô do suposto culpado era vivo.

O Eng. Moedas revidando ao citar o caso, que obviamente envolveu responsabilidade política do presidente, do envio pela câmara de Lisboa à embaixada russo dos dados pessoais dos organizadores de uma manifestação anti-Putin, com o Dr. Medina a assobiar para o lado, lançou gasolina em cima do fogo socialista.

Para piorar as coisas o Eng. Moedas deu o exemplo do falecido Dr. Jorge Coelho, agora no panteão socialista, que se demitiu depois da queda da ponte de Entre-os-Rios explicando que se demitia por reconhecer que devido à antiguidade e ao estado da ponte «há cerca de um ano (…) foi tomada uma decisão no âmbito do ministério do Equipamento Social no sentido de fazer outra ponte».

Ora, explicou o Eng. Moedas, ao contrário do Dr. Coelho, ele não sabia do estado do equipamento do elevador e por isso não faria sentido demitir-se. O que se seguiu mostrou o pior do Partido Socialista que com a ajuda da imprensa amiga reinterpretaram as palavras do Dr. Coelho tentando mostrar que este não tinha conhecimento dos problemas que causaram a queda da ponte, apesar de se ter demitido por essa razão.

O Dr. Centeno e a sua “obra feita”

O Dr. Centeno, talvez inspirado num Dr. Costa sempre com a boca cheia de “obra feita“, a poucos dias do fim do mandato foi a correr colocar a primeira pedra da futura sede do BdP, que custará 200 ou 300 milhões (há várias versões) mais as alcavalas inerentes à inevitável derrapagem das obras públicas. O ministro das Finanças pediu um inquérito à Inspecção-Geral de Finanças que continua à espera de uma reunião com o BdP e de acessos aos documentos que o Dr. Centeno disse que estão no ministério e o ministério diz que não tem. Como já escrevi, na dúvida concluo que nenhum deles diz a verdade.

15/09/2025

Crónica da passagem de um governo (15)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
Reforma é libertar apparatchiks para «funções de análise e a tomada de decisões estratégicas». A emenda pode ser pior do que o soneto

Depois de ter garantido que das suas reformas não resultaria a redução do Estado e, consequentemente, não estaria ameaçado o emprego vitalício dos utentes da vaca marsupial pública, o Dr. Matias não se cansa de reiterar a garantia que «o governo não tem no horizonte nenhum programa de despedimentos de trabalhadores da Administração Pública», porque explicou ao parlamento da simplificação administrativa resultará a disponibilidade dos apparatchiks para desempenharem «funções de maior valor acrescentado, como a análise e a tomada de decisões estratégicas».

Enquanto não são criadas as funções de maior valor acrescentado, o governo vai contratar mais 108 espiões para o SIED e o SIS. Um ex-director de um serviço de informação disse há uns anos a António José Saraiva que «a principal tarefa dos agentes era fazerem recortes de jornais» e muita gente não percebeu que a coisa se justificava porque uns anos antes os jornais publicaram listas com os nomes de “espiões” o que permitiu às secretas acesso privilegiado à informação actualizada do seu pessoal, coisa de que os outros departamentos públicos não dispunham.

Outros elevadores da Glória esperam por nós e vai ser ainda mais difícil culpar o Eng. Moedas

Segundo o BdP, o défice de investimento na manutenção do capital público está estimado entre 20 e 30 mil milhões de euros, ou seja, o equivalente a três a cinco vezes a média anual do investimento público nos últimos anos. Acrescente-se que a diferença entre investimento público e consumo de capital público é negativa há mais de uma década o que tem vindo a aumentar a descapitalização do sector público e a degradação das infraestruturas e equipamento que o Estado detém.

O mistério da falta de professores no ensino não universitário

O título não é uma figura de retórica. Há dias, a Fenprof dizia que só no ensino primário quatro mil alunos iriam começar as aulas sem professor e o semanário de reverência garantia que as escolas têm mais horários por atribuir do que no ano passado. Em boa verdade, ainda não percebi porque faltam professores se entre «entre os novos e os que voltaram, temos mais 6.000 professores nas escolas este ano» (2024-25) e durante os oito anos de governos socialistas o número de professores aumentou 8 mil para cerca de 150 mil, apesar da redução de cem mil alunos do ensino não universitário. Uma parte da explicação será que faltam diariamente em média 11 mil professores, ou seja em média 7,3% dos professores estão doentes, grávidos, a amamentar, de luto, ou em “trabalho” sindical.

Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos

O défice da balança comercial de bens aumentou em Julho em termos homólogos 1,2 mil milhões para 3,3 mil milhões de euros. As importações continuam a aumentar sugerindo mostrando que os portugueses acreditam que o governo lhe porá mais dinheiro nos bolsos.

Take Another Plan. Good luck with that

O governo está a tentar vender 44,9% da TAP a um operador que não poderá despedir pessoal nem aumentar a sua participação (fonte).

A bazuca continua entupida (e ainda bem para os contribuintes europeus)

A um ano do termo do PRR ainda estão 60% das verbas por aplicar. Sabendo-se o resultado de décadas de fundos europeus, não é uma má notícia para os portugueses e é uma boa notícia para os contribuintes europeus.

13/09/2025

DIÁRIO DE BORDO: R.I.P.

Charles James Kirk

Charles Kirk has been described as a conservative activist, and I am neither an activist nor a conservative. Furthermore, and more importantly, he was a defender of free speech, and it is in that capacity that I mourn and record his murder.

A Humanidade vai encolher e o Portugal dos Pequeninos não é excepção

Humanity will shrink, far sooner than you think

A taxa de fecundidade geral (total fertility rate) é o «número de nados vivos observado durante um determinado período de tempo, normalmente um ano civil, referido ao efetivo médio de mulheres em idade fértil (entre os 15 e os 49 anos) desse período (habitualmente expressa em número de nados vivos por 1000 (10^3) mulheres em idade fértil).» (INE) Estima-se que uma TFG de aproximadamente 2,1 filhos por mulher constitua o nível de substituição suficiente para manter uma população estável sem migração e que nesta altura apenas cerca um terço da população do mundo vive em países com essa taxa de fecundidade.

Portugal (Pordata)

Como o gráfico mostra, em Portugal desde os anos 80 que a taxa de fecundidade está abaixo do nível necessário para manter o população constante sem migração. 

Porque está isto a acontecer em quase todos os países desenvolvidos? Por várias razões, sendo geralmente aceites as seguintes: os sistemas de segurança social tornam menos importante ter filhos para prevenir o futuro, a redução da mortalidade infantil tornou desnecessários ter uma reserva de filhos, a crescente profissionalização das mulheres e a sua ascensão social reduziram drasticamente a disponibilidade para ter filhos, com a ajuda de um acesso fácil a contraceptivos e da despenalização legal e moral do aborto.

Há quem imagine que uma engenharia social com políticas "adequadas" e uma intervenção mais forte do Estado sucial seria possível reverter a situação. É no mínimo duvidoso que um Estado que historicamente contribuiu para diminuir a fecundidade esteja agora em condições de contribuir para a aumentar contrariando uma tendência possivelmente irreversível.

12/09/2025

Dúvidas (356) - Não será exagerado o alegado avanço tecnológico dos EUA?

Respondendo à pergunta no Quora «Why is Europe so technologically backward compared to the USA?», o polaco Arkadiusz Jenczak respondeu assim:

«Just this week I was looking for a good internet service provider in city of Helper, Utah. My friend is going to move there for couple of years and asked me for help since he is not very tech savvy. I reside in Poland, so by default my help can only be provided remotely, but thanks to internet you can find information independent on where you live. So anyway, I went to search for ISP. TOTAL DISAPPOINTMENT.

Best service provider in 2024 (I was looking for fiber/FTTH connection) I could find, provides worse service than I had in Poland when I installed my fiber connection - in 2015. Literally, slower, with transfer caps, and price for the 100 Mbit/s connection+TV is 7 times higher than I pay for 1Gb/s connection + TV with more channels.

Got it? I have 10 times faster connection, no transfer limit, twice as much tv channels, for 15% of american service price. I am not sure if it is even fair to compare these services since american one is so far behind. Many providers do not even have the 100Mb/s option anymore.

Oh, and Poland in not even in the lead when it comes to internet speed and quality in EU.»

Já agora leia-se o aviso da AOL onde anuncia que no final deste mês irá descontinuar o serviço Dial-up Internet que é coisa que neste Portugal dos Pequeninos tecnologicamente atrasado é coisa de museu:

«AOL routinely evaluates its products and services and has decided to discontinue Dial-up Internet. This service will no longer be available in AOL plans. As a result, on September 30, 2025 this service and the associated software, the AOL Dialer software and AOL Shield browser, which are optimized for older operating systems and dial-up internet connections, will be discontinued.»

11/09/2025

CASE STUDY: EU-MERCOSUR Partnership Agreement. Uma no cravo, outra na ferradura

Por um lado, a Comissão Europeia promove um acordo de parceria com a Mercosur contrariando a tendência inaugurada pela administração Trump de restrições ao comércio internacional, por outro sucumbe às pressões dos agricultores, nomeadamente dos agricultores franceses, sempre prontos à tomada da Bastilha com as suas marchas de tractores, no sentido de adoptar medidas proteccionistas que retiram uma boa parte do potencial do acordo. 

Leia-se o anúncio do acordo com o sugestivo título OPENING OPPORTUNITIES FOR EUROPEAN FARMERS que a CE publicou há dias, de onde extraio os seguintes excertos que apresentam o acordo com um propósito imaginário do título, acordo cujo interesse é sobretudo da abertura dos mercados sul-americanos aos produtos europeus em troca da abertura dos mercados europeus aos produtos agrícolas sul-americanos, aproveitando as vantagens competitivas de cada uma das zonas económicas. 

«The EU-Mercosur agreement will open unprecedented access to the countries of Mercosur for European farmers and food producers. Mercosur countries are growing and dynamic markets, with high barriers to entry. Providing EU farmers and agri-food producers with greater access to these markets will give them a first-mover advantage and a more secure position in years to come. At the same time, the agreement will shield Europe’s farmers from undue market pressure. (...)

The EU will grant very limited access to its market to imports of agri-food products. For sensitive products like beef, poultry or sugar, in particular, access to the EU market will be permanently limited through gradually implemented quotas. Moreover, a bilateral safeguard clause can be applied in case increased imports from Mercosur cause - or even only threaten to cause - serious injury to the relevant EU sectors. For the first time, this safeguard clause also covers imports under tariff rate quotas.

The deal will have limited impact on the EU beef market and will not generate further deforestation in Mercosur. The agreement does not give duty-free access to Mercosur beef. It will allow 99,000 tonnes of Mercosur beef to enter the EU market with a 7.5% duty. 55% of the quota will consist of fresh or chilled meat and 45% of lower-value frozen meat.»

10/09/2025

ARTIGO DEFUNTO: Ranking Mais Idiota do Ano

Depois de uma intensa competição, o (Im)pertinências decidiu atribuir o primeiro prémio do Ranking Mais Idiota do Ano ao #Os mais poderosos de 2025 do Jornal Económico, apesar de incompleto uma vez que faltam os 3 primeiros lugares dos 50 que compõem o ranking.

Citando apenas os mais notáveis por ordem inversa:

  • Isabel Furtado de Têxteis Manuel Gonçalves (48) bate Vladimir Putin (49) e o Almirante Gouveia e Melo (50);
  • André Ventura (44) bate Cristiano Ronaldo (45) e Pinto Balsemão (46);
  • Fernando Campos Nunes da Visabeira (18) sobrepõe a Friedrich Merz (20) e Emmanuel Macron (21);   
  • Cláudia Azevedo (8) supera Xi Jinping (9) que quase foi apanhado por Marcelo Rebelo de Sousa (10);
  • Por um triz Paulo Macedo da CGD (6) não apanha Ursula von der Leyen (4) e António Costa (5),
Aguardo com ansiedade a divulgação dos três primeiros lugares. 

09/09/2025

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (69)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

À Hidra de SEF criada pelo Dr. Costa com sete cabeças, o Dr. Montenegro acrescentou a oitava

A AIMA criada pelo governo do Dr. Costa destinava-se substituir a SEF na companhia de mais seis instituições. Às sete instituições o Dr. Montenegro adicionou agora a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) na PSP, instituição que todos os dias recebe «25 metros cúbicos de processos de retorno, de afastamento de território nacional, que estão pendentes» vindos da AIMA, parte do equivalente a «3 quilómetros lineares de processos» (fonte), quilómetros que integram a “obra feita” do Dr. Costa e dos seus governos.

Em apenas 8 anos teria sido difícil ao Dr. Costa deixar uma herança mais pesada

Como acontece frequentemente na política, é quando se faz alguma coisa para resolver um problema que o problema se torna mais visível e obviamente complicado. Durante os seus governos o Dr. Costa com o expediente das “manifestações de interesse” abriu as portas a umas centenas de milhares de imigrantes, muitos deles sem falarem uma palavra de português, com costumes e culturas sem nenhuma afinidade com as domésticas. Em todos esses anos no pasaba nada, até que o governo AD começou a tomar algumas medidas atabalhoadas sob pressão da fanfarra do Dr. Ventura.

O resultado, além dos «3 quilómetros lineares de processos» são 100 mil acções judiciais de imigrantes para legalização da sua situação. Não é difícil prever que o Partido Socialista virá a usar uma das suas habilidades que é a de responsabilizar o governo seguinte pelos problemas criados pelo governo socialista que o precedeu. É uma táctica que teve imenso sucesso com a “austeridade” sobre cuja génese ainda hoje se confundem as fracas meninges de muitos tugas.

Os delírios gasosos do Dr. Costa e do Dr. Galamba

Há uns anos o Dr. Costa e o Dr. Galamba subsidiaram com uns milhões do PRR a Fusion Fuel, uma empresa que iria fabricar eletrolisadores para a produção de hidrogénio verde e o Dr. Costa fez uma das suas declarações bombásticas garantindo que a produção de hidrogénio verde iria ser a nova "reindustrialização".

Dois anos e meio depois, a nova "reindustrialização" consistiu na falência da Fusion Fuel com dívidas de 24 milhões e 5,8 milhões de subsídios torrados.

08/09/2025

Crónica da passagem de um governo (14)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
No Portugal dos Pequeninos não se procuram soluções, procuram-se bodes expiatórios

O acidente do elevador da Glória preencheu providencialmente o vazio que os incêndios florestais deixaram nos mídia do regime. Surgiram como cogumelos depois da chuva os especialistas em elevadores que multiplicaram as teorias explicativas das causas do acidente, fundadas no princípio de que os acidentes não podem acontecer e de que a manutenção não se destina a diminuir a sua probabilidade e a mitigar as suas consequências e que gestão do risco é uma espécie de evangelismo. 

Daí passou-se à procura de bodes expiatórios e os mais óbvios seriam os “privados” encarregados da manutenção do elevador, rapidamente abandonados - uma vez que os “privados” só procuram o lucro estava tudo explicado. O passo seguinte foi escolher os bodes expiatórios que entregaram a manutenção aos “privados”. O alvo mais à mão seria o presidente da Carris que não era a melhor escolha porque a "externalização" da manutenção, assim lhe chamaram os apparatchiks sindicais, foi aprovada em 2012 pelo governo de Passos Coelho de quem então dependia a Carris. Como este último já está politicamente falecido há vários anos, restava o Eng. Moedas, actual presidente da câmara, que tendo pedido a demissão do Dr. Medina por causa do "Rússiagate", viu agora o líder parlamentar do PS retribuir-lhe a cortesia. O Eng. Moedas, esse Homem-Borracha que a sua voz de cana-rachada torna um alvo fácil de toda a oposição desde o Dr. Ricardo Araújo Pereira, até à Dr.ª Mariana, é um bode expiatório muito conveniente já que estamos a um mês das eleições municipais. E pronto está tudo explicado.

O futuro é cor-de-rosa, perdão laranja

O Dr. Montenegro pode não conseguir outros feitos mas está a conseguir convencer os portugueses «que têm mais dinheiro no bolso» e os portugueses respondem da forma habitual – compram mais popós que este ano se estão a vender como pãezinhos quentes com um aumento de 6,1% até Agosto. O taxa de motorização é aliás um dos poucos indicadores em que o Portugal dos Pequeninos com os seus 550 veículos de passageiros por mil habitantes convergiu com a UE.

Este governo (e os anteriores) esperam que os “privados” façam o papel da assistência social (2)

Em 2016 o Dr. Costa anunciou que até 2020 todas as crianças teriam acesso ao ensino pré-escolar. Nove anos depois, o número de crianças matriculadas era praticamente o mesmo de 2016 e havia milhares de crianças sem vaga. Dezasseis meses depois da posse do primeiro governo AD das 12.475 lugares que o governo espera serem proporcionados pelos “privados” estes só ofereceram 1.213 lugares e agora o semanário de reverência escreve que «recurso ao sector privado não resolveu o problema» e não explica que os 208 euros de mensalidade que o governo pretende pagar aos “privados” não pagam os custos e que os “privados” não podem cobrar impostos aos seus clientes e não são um sucedâneo da assistência social.

Ideias simples para reformas baratas

Vem a propósito do ensino pré-escolar sugerir ao Dr. Matias, ministro da Reforma do Estado, reduzir algumas das centenas de páginas espalhadas por 6 leis, 5 decretos-leis, 4 portarias e 14 despachos que compõem o quadro regulamentar do ensino pré-escolar, incluindo o Plano individual de sesta proposto pelo PAN.

O Dr. Montenegro continua a trabalhar para aumentar a felicidade dos seus funcionários

Depois do Dr. Matias ter garantido que das suas reformas não resultaria a redução do Estado e, consequentemente, não estaria ameaçado o emprego vitalício dos utentes da vaca marsupial pública, o governo está a rever “em alta” os aumentos salariais dos funcionários públicos para o período 2025-2028.

Boa Nova. O Dr. Montenegro anuncia o fim da crise de habitação

Num encontro do PSD, o Dr. Montenegro anunciou quatro medidas das quais resultaria o fim da crise da habitação: (1) linha de crédito de 1,3 mil milhões do BEI para construir 133 mil habitações; (2) cadastro dos edifícios públicos, transferindo os devolutos para a Estamo; (3) documento digital do imóvel; (4) centralizar no IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana) a gestão pública da habitação. (fonte)

Parece razoavelmente evidente que a terceira e quarta medidas não têm quaisquer virtualidades para mitigar carência de habitação e a segunda está em curso há 25 anos. Resta o financiamento do BEI e lá estamos nós outra vez pendurados na Óropa.

Portanto, em matéria de habitação estamos conversados. Ou talvez não, se o desejo de aumentar a felicidade dos funcionários levar o governo a criar para os 500 a 700 novos militares que o Exército vai recrutar 27 apartamentos e recuperar 427 de edifícios públicos. (fonte)

07/09/2025

Mitos (353) - O Estado sucial português é pouco social

Como mostra o gráfico seguinte, é inegável que as políticas redistributivas do Estado sucial português contribuem para reduzir a pobreza ou, mais exactamente, contribuem para reduzir a desigualdade, que é aquilo que estas métricas medem.   

Outra coisa diferente é saber se essas políticas redistributivas são eficazes para o seu propósito de reduzir a pobreza.  


E é aí que se levanta a dúvida, quando se vê no gráfico anterior que as famílias com rendimentos médios mais altos que constituem o 5.º quintil absorvem mais de metade dos apoios às famílias com rendimentos mais baixos, para não falar que, devido a pensões e salários mais elevados, absorvem mais de 2,5 vezes dos subsídios de desemprego e mais de 4,7 vezes os subsídios de desemprego.


A dúvida sobre a eficácia das políticas redistributivas portuguesa, excluindo pensões, transforma-se em certeza em termos relativos quando se compara que os efeitos dessas políticas são os penúltimos da UE e menos de metade da média.

__________

Fonte: O Papel das Políticas Redistributivas, Fundação Francisco Manuel dos Santos

06/09/2025

Democracy runs on equality; freedom and excellence run on inequality

«Equality, without excellence, is the surest path to national decline.

A free society, to remain dynamic and free, must enable those gifts to develop rather than force them into a common mold. So even in a republic of equals, we need small sanctuaries of aristocracy and excellence to ensure the success of liberty.

Democracy runs on equality; freedom and excellence run on inequality.

The tension between those two realities shapes almost every real problem in education today. How do we respect every person’s equal dignity and opportunity while also recognizing and cultivating individual excellence?

Nearly every university in America has decided to answer that question by abandoning excellence. Harvard hands out more A’s than any other grade. Yale gives nearly 60 percent of students straight A’s. Princeton no longer requires Greek or Latin to major in the classics. Columbia proudly ditched the SAT. In our leading institutions, honors are handed out like candy while calculus is quietly dropped.

At UATX, we know you cannot democratize a serious education by watering it down and expecting to keep its substance. Plato fed through ChatGPT turns Plato into a mediocre social media post. Macroeconomics without some basis in calculus is just cable news polemics.

The truth is that excellence has no shortcut. When people mass-produce artificial diamonds, they turn out to be pebbles that nobody values. The attempt to counterfeit excellence only cheapens it. If you make the difficult and the extraordinary dumbed down or commonplace, you destroy it.»

Excerpt from a September 4 speech by Carlos Carvalho, President of the University of Austin

05/09/2025

A single image shows the failure of Trump's foreign strategy

A picture is worth a thousand words.

«Over 25 foreign heads of state or government attended a massive military parade in Beijing on Wednesday, as Chinese President Xi Jinping seeks to cast the country as the custodian of a post-U.S. international order.
Russian President Vladimir Putin, North Korean leader Kim Jong Un were the guests of honour, and flanked Xi at the parade.
Others who attended were:
Armenian Prime Minister Nikol Pashinyan
Azerbaijani President Ilham Aliyev
Belarusian President Alexander Lukashenko
Cambodia's King Norodom Sihamoni
Cuban President Miguel Diaz-Canel
Vietnamese President Luong Cuong
Indonesian President Prabowo Subianto
Iranian President Masoud Pezeshkian
Kazakhstan President Kassym-Jomart Tokayev
Kyrgyzstan President Sadyr Japarov
Laos President Thongloun Sisoulith
Malaysian Prime Minister Anwar Ibrahim
Maldives President Mohamed Muizzu
Mongolian President Ukhnaagiin Khurelsukh
Myanmar military chief Min Aung Hlaing
Nepali Prime Minister KP Sharma Oli
Pakistan's Prime Minister Shehbaz Sharif
Republic of the Congo President Denis Sassou Nguesso» (Reuters)

It would be difficult to justify trying to seduce the Russian dictator away from the Chinese dictator as a guiding principle of Trump's foreign strategy, a kind of reversal five decades after of the Nixon-Kissinger strategy. If we judge this policy by the results shown at Wednesday's military parade in Beijing, we must agree that it is a perhaps irreparable disaster. Donald Trump is managing to increase the number of America's enemies while simultaneously reducing the number of its allies.

04/09/2025

ESTÓRIA E MORAL: Desta vez vai ser diferente?

Estória

A valorização estratosférica da Palantir, uma empresa de software e serviços de tecnologia especializada na Defesa, levou Adam S. Parker (Could Palantir Be The Best Short Idea?,) a questionar-se sobre até onde poderia chegar essa valorização.

Fonte

O diagrama com os dados tratados por Parker mostra a evolução da média do retorno total (= mais valias + dividendos) em relação ao máximo atingido por 14 empresas cotadas no S&P 500 que desde 2000 apresentaram num determinado momento um rácio capitalização bolsista/vendas superior a 30. Nos 12 meses seguintes a terem atingido o máximo essas empresas já apresentavam uma redução média do retorno de 22% em relação ao índice S&P 500. 

Moral

Tudo o que sobe um dia desce, ou, mais precisamente, quase tudo (as dívidas...) 

03/09/2025

Comentando o comentário ao post sobre o nickel-and-dime-in-chief

Pago há mais de 40 anos uma assinatura da Economist e a Economist não me paga nada para defender os seus pergaminhos liberais, defesa que aliás não precisaria. 

Ainda assim, sempre comento este comentário ao post "Mr. Trump, the nickel-and-dime-in-chief, needs to try harder to get closer to Mr. Xi", acrescentando que, a meu ver, o propósito da Economist ao escrever o que escreveu não foi "debater a melhor forma de constranger o comércio" foi debater a melhor forma de mostrar que a administração Trump, além de ter objectivos questionáveis, to say the least, adopta políticas inadequadas com as quais não atingirá esses objectivos ou, para dizer isto em termos populares, como presidente o Sr. Trump é um zero à esquerda, apesar de se apresentar como de direita.

02/09/2025

Mr. Trump, the nickel-and-dime-in-chief, needs to try harder to get closer to Mr. Xi

 «By permitting Nvidia to resume exports of its dumbed-down H20s, the argument is that it will reduce the incentive for China’s own chipmakers, such as Huawei, to develop substitutes. That will keep Chinese developers of generative AI hooked on American hardware, and make China less likely to invade Taiwan, where the bulk of the world’s cutting-edge chips are made. The other side takes a tougher approach. Its advocates, including this newspaper, contend that choking off access to the H20s, which are hot stuff in China even if sub-par by American standards, would slow the development of Chinese technology just enough for the US to secure an insurmountable lead in the AI race.

Mr Trump alluded to neither of these arguments when he confirmed on August 11th that Nvidia would resume selling H20s to China (AMD, a rival, will be able to sell some of its AI chips there, too). Instead he boasted of the haggling that took place between himself and Jensen Huang, Nvidia’s boss, to determine how big a cut America should get in return for the favour (and floated a similar approach for Nvidia’s “super-duper-advanced” Blackwell chips). Contrast that with the shrewder way China has used one of its most sought-after resources—rare earths—as a bargaining chip. When it comes to meddling with markets, America’s nickel-and-dimer-in-chief has much to learn from Xi Jinping.

A lot about the way Mr Trump has handled chip exports to China pales in comparison with how America’s rival has used rare earths for leverage. The American president’s strategy is capricious and confusing. In the space of three months, H20 sales have been banned and unbanned. His export levy probably violates Article 1 of the constitution, so it may face a legal challenge. By contrast, China’s approach is becoming more sophisticated. In recent months it has established a system of export controls that tries to track the end customer of commodities and spans hundreds of products, from sensors to manufacturing equipment.

So far Mr Trump’s approach appears neither to help America nor to hurt China. He has surrendered an important part of America’s national-security strategy for a pittance. Assuming H20 sales generate $20bn of revenues for Nvidia, the 15% surcharge would net $3bn—less than the cost of a new nuclear-powered submarine. Mr Trump has also given away one of America’s biggest sources of leverage before a proper deal is reached with China. Meanwhile, Mr Xi still has the rare-earths cudgel in hand, even if in the long run its use would spur efforts around the world to reduce dependence on Chinese supplies.»

Excerpt of "Trump wants to command bosses like Xi does. He is failing"

01/09/2025

Crónica da passagem de um governo (13)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
Ideias simples para reformas baratas

O sistema de combate aos incêndios florestais envolve «51 entidades: a ANPC, o ICNF, a GNR, os bombeiros, a EIP, a GIP, a URL, a BAL, a CMA, os meios aéreos, a FFAA, o INEM, a DGAM, a CNE, a APA, a PSP...» (João Duque). Digamos que este sistema é um sistema para alojar apparatchiks, que perderiam a tença se os incêndios fossem reduzidos … ou se os deixassem arder. Apagar este sistema provavelmente teria mais efeitos na redução do número de utentes da vaca marsupial pública do que no aumento do número de incêndios.

«Não é admissível que o licenciamento de um edifício demore 4, 5, 6 anos» (Pedro Trindade Ferreira). Não estou certo que abolir o licenciamento aumentasse o caos urbanístico que o licenciamento tem criado.

É injusto criticar o primeiro-ministro por não apagar incêndios. Afinal é quase só isso que ele faz

Apesar de garantir que esteve «ao leme» do combate aos incêndios, o Dr. Montenegro foi muito criticado por ter ido de férias em vez de fazer como o Dr. Ventura visto pelos jornalistas que por acaso ali passavam a apagar uma fogueira.

É um equívoco tipicamente nacional. Reconhecendo que não é uma ideia muito popular, eu não esperaria que o primeiro-ministro apagasse fogos. Por mim deveria ir de férias depois de decretar o encerramento de pelo menos 90% das 51 entidades dedicadas ao combate aos incêndios.

O jornalismo de causas em vez de escrutínio pratica bisbilhotice e escreve patetices

Depois das férias, o Dr. Montenegro foi muito criticado porque, escreveu o Correio da Manha amplamente citado, ter impedido a divulgação dos números de matriz de 55 imóveis declarados à Entidade para a Transparência - impedimento que o Dr. Monenegro nega. A falta do número de matriz segundo o mesmo jornal impediria o escrutínio público, porque como toda a gente sabe sem o número de matriz o escrutínio dá imenso trabalho aos jornalistas.

Take Another Plan. A raison d’être da TAP

Foi grande júbilo que a TAP que recebeu 3,2 mil milhões de subsídios apresentou um lucro no ano de 2024 de 53,7 milhões. Este ano a TAP voltou ao seu normal e apresentou um prejuízo de 70,7 milhões no 1.º semestre devido à queda (0,5%) da venda de bilhetes e principalmente pelo problema do costume – o peso dos custos com apparatchiks que aumentou uns pantagruélicos 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em conclusão, a raison d’être da TAP não é a promoção do turismo, ou o hub de Lisboa, ou qualquer outra fantasia. A raison d’être da TAP são os seus mais de 8 mil funcionários.

O crescimento continua poucachito

No segundo trimestre, a economia do Portugal dos Pequeninhos cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior e 1,9% face ao mesmo trimestre do ano passado, e, ainda assim, devido sobretudo ao aumento do consumo dos portugueses por «sentirem que têm mais dinheiro no bolso», sensação que o ministro da economia Dr. Castro Almeida espera dê votos ao seu partido. Já o investimento e a procura externa que poderiam garantir mais votos no futuro desaceleraram.