Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/01/2018

ACREDITE SE QUISER: O incêndio de automóveis por ociosidade

Parfois, ils essaient même de "brûler les flics"
Na passagem de ano foram incendiados intencionalmente 1.031 automóveis em França. Nada de extraordinário, os franceses desde há duas décadas incendeiam automóveis, talvez como ersatz da tomada da Bastilha. São incendiados anualmente entre 35 a 40 mil automóveis ou seja entre 100 a 110 em média por dia. Nas datas festivas os números podem subir para dez vezes mais, como na passagem deste ano (1.031) ou no 14 Juillet (897).

A coisa tornou-se tão habitual que, se não tiverem cobertura de incêndio intencional nos seus seguros, os proprietários das bagnoles brûlées podem ser indemnizados pela CIVI (commission d’indemnisation des victimes d’infraction) até um montante máximo de 4 531,19 euros.

Porquê incendiar automóveis? perguntareis. Segundo um especialista, «em muitos casos, esta é uma prática que pode ser descrita como "recreativa". O termo pode chocar, mas um estudo interno da Direcção Central de Segurança Pública em 2013 mostrou que cerca de um quarto dos incendiários de automóveis declararam fazê-lo por ociosidade

Sem comentários: