Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/01/2018

A mentira como política oficial (41) - O transformismo costista

É para mim um mistério tão pouca gente reparar no prodigioso transformismo da governação de Costa.

Com um programa de governo cujos drivers de crescimento eram a despesa pública, incluindo investimento, e o consumo, isto é a procura interna, deixou-os cair para cumprir as metas do défice orçamental, a que chamava na oposição a ditadura de Bruxelas, e aproveitou a boleia das exportações e do turismo, isto é da procura externa, para a qual o governo em nada contribuiu, para se enfeitar com as grandes realizações da economia, ao mesmo tempo que falhava em toda a linha nas áreas da governação da sua directa responsabilidade.

Semelhante transformismo foi realizado também com a austeridade que, segundo o programa, teria a página voltada e na realidade consistiu na substituição dos cortes de salários e pensões por cortes no investimento e na despesa em bens e serviços, através das cativações que deixam as escolas sem dinheiro para o aquecimento, os hospitais sem meios para tratar os doentes e os fornecedores com facturas penduradas. E, claro, na troca dos impostos directos pelos indirectos disfarçados no preço dos bens e serviços.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem sei que pense!?

1º Tem toda a razão no escreve.
2º quero apenas partilhar pensamentos:
-A troca dos I.Diretos pelos I.indiretos é um contra-censo da esquerda, pois os indiretos não são por norma progressivos, até o mais pobre paga.
3º O não investimento em obras megalómanas tb é uma facada no discurso socialista-comunista. O senão é o desinvestimentos em equipamentos de segurança e justiça.
4º Aumento de salários sem acompanhamento de produtividade, irá ser negativo. Mas reversível pela privatização de serviços, empresas.

Nem sei o que pense!?