Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/09/2009

Estado empreendedor – (5) Cosec

Não vou agora discutir a bondade ou o racional (*) da decisão de nacionalizar uma seguradora que começou em 1969 por ser privada com capitais públicos, que foi nacionalizada durante o PREC e privatizada entre 1989 e 1992, com o BPI como accionista maioritário. Em 2004 a Euler Hermes, uma seguradora de crédito e cauções do grupo Allianz, entra no capital com 50%.

Também não vou insistir sobre as mentiras do pior de 19 ministros das Finanças europeus que há 2 meses e meio anunciava o acordo com a Euler Hermes e o BPI, acordo que ficamos esta semana a saber ainda continua por fechar e não se sabe quando será fechado. Vou apenas constatar que só se sabe que o governo para o fechar terá que extorquir aos sujeitos passivos uma quantia maior do que o esperado.

(*) O racional é fácil de perceber: apanhado numa sessão de propaganda qualquer pelas pedinchices de empresários que lhe saltaram para o colo, queixando-se que não exportavam porque a Cosec não garantia os riscos de crédito (imagine-se porquê), o engenheiro Sócrates, possivelmente ignorante até aí da existência de tal coisa, desarrolhou mais uma promessa de nacionalizar o suspeito.

Sem comentários: