Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/09/2009

CASE STUDY: o valor do canudo

Um tanto surpreendentemente, Portugal surge no gráfico seguinte como um dos países da OCDE em que os licenciados têm um rendimento adicional (*) mais elevado durante a sua vida de trabalho. Porquê surpreendentemente? Ora, porque sendo má a qualidade média das universidades portuguesas e estando as melhores longe do topo do ranking, seria de esperar que uma graduação não representasse uma mais-valia tão significativa em termos relativos. A explicação talvez seja a reduzida mobilidade social na sociedade portuguesa e a inerente importância dos títulos que confere aos detentores dum canudo, frequentemente independente da qualificação e das competências, um passe social para a ascensão.



[Fontes: Learning and earning, Sep 8th 2009 e It still pays to study, Sep 10th 2009, ambos da Economist]

(*) Os valores do relatório da OCDE são os valores actuais líquidos descontados a uma taxa de juro de 5%, sendo as comparações entre países baseados na paridade do poder de compra.

Sem comentários: