Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/09/2008

BREIQUINGUE NIUZ: a política como a continuação da economia por outros meios

Face ao processo eleitoral e ao modo como as eleições decorreram em Angola, o silêncio do governo seria uma reacção pragmática face aos direitos adquiridos da clique do MPLA na economia portuguesa. Ainda seria aceitável, e mostraria um mínimo de decência, um comunicado com o primeiro parágrafo igual a este.

Escrever que «estas eleições permitiram a livre expressão das preferências da população angolana» ou regozijar-se «pelo facto [de] constituírem uma aposta firme e decidida na consolidação da democracia em Angola» é claramente um acto supérfluo de sabujice. Ao fazê-lo, poderia dizer-se, parafraseando Clausewitz, o governo tratou a política como a continuação da economia por outros meios, colocando-se numa posição simétrica da clique do MPLA que trata a economia como a continuação da política por outros meios.

Sem comentários: