Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/09/2008

O Estado com letra minúscula.

Ao visitar o A causa foi modificada podem encontrar-se frequentemente, no meio de densos bandos de gralhas que povoam quase todos os posts, verdadeiras pérolas (ou links que vão dar às pérolas) do pensamento próprio (ou alheio). Como é o caso desta pérola do ...bl-g- -x-st- no post Crédito tóxico, que descreve um exemplo didáctico e inspirado do processo de securitização em cadeia os créditos hipotecários. A parte mais suculenta é a frase final: «O mercado é um órgão da sociedade. O Estado também

É necessário, de vez em quando, recordar ao liberalismo lunático a fatalidade chamada Estado. E, já agora, a fatalidade que lhe subjaz: a maioria dos humanos parece apreciar bastante a fatalidade do Estado. E não será por acaso.

É por isso que um liberal pragmático o mais que longe que vai é (sonhar) reduzir o Estado ao estado, isto é o Estado com letra minúscula.

Sem comentários: