Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/06/2024

O Ronaldo das Finanças sentiu o chamamento da missão patriótica (2)

Actualização de «O Ronaldo das Finanças sentiu o chamamento da missão patriótica»  

A propósito da peça do semanário de reverência «Salário de Centeno supera €18 mil mensais e mais do que compensa cortes da crise financeira» lembrei-me que há quatro anos escrevi um post que agora republico actualizado.

O Banco de Portugal (BdP) actualmente é uma espécie de agência suburbana do Banco Central Europeu (BCE) a quem compete a supervisão das "entidades significativas" da banca portuguesa: BPI. BCP, CGD e Novo Banco. Ao BdP compete a supervisão das entidades insignificativas, das quais as únicas que valem mais de 0,..% são as Caixas Agrícolas e o Banco Montepio. Ao BCE compete igualmente a política monetária. O que resta ao BdP, além da supervisão das miudezas? Expurgando a conversa fiada da missão do BdP e aparte o papel de sucursal do BCE, resta o gabinete de estudos (GE), as estatísticas financeiras e pouco mais.

Recorde-se que, por coincidência, o Dr. Centeno concorreu para director do GE, não foi nomeado e, diz-se, por isso se voluntarizou para coordenar o grupo de trabalho, uma rampa de lançamento para o governo, que produziu o relatório «Uma década para Portugal» (comentado nesta série de posts) do qual saiu um plano para 10 anos que se perdeu pelo caminho e foi substituído por um outro preparado em dois dias pelo Dr. Silva Costa, o novo guru do Dr. Costa. Entretanto o Dr. Centeno sofreu um upgrade para putativo primeiro-ministro em substituição do Dr. Costa que ele próprio anunciou ao Financial Times e está em curso outro upgrade para putativo candidato à presidência da República.

Comparemos as funções e os salários anuais base de alguns governadores de bancos centrais ou equivalente:

  • Governador do Bank of England (Banco central britânico) que tem a seu cargo a política monetária e a supervisão do sistema bancário de uma das grandes potências financeiras do planeta: £495.000 ou 585 mil euros;
  • Presidente do BCE que tem a seu cargo a política monetária e a supervisão dos maiores bancos do sistema bancário da Zona Euro: 421.308€ ;
  • Presidente da Fed (Reserva Federal Americana) que tem a seu cargo a política monetária e a supervisão do sistema bancário da maior potência financeira do planeta: USD 190.000 ou 174 mil euros;
  • Governador do BdP que tem a seu cargo a supervisão das miudezas de um dos sistemas bancários mais pequenos da Euro Zona e pouco mais: cerca de 254 mil euros (com base no salário do actual governador 18.177 euros mensais) ou mais 60 mil euros do que o presidente da Fed.
Teremos de concluir que o Dr. Centeno tem um dos melhores, senão o melhor, rácio salário-responsabilidade da turma dos presidentes dos bancos centrais (o BdP seria melhor classificado como banco local, mas adiante).

Sem comentários: