Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/04/2007

ESTADO DE SÍTIO: pior que não fazer a reforma certa, é não a fazer e acrescentar uma reforma errada (2)

Primeiro foram os balões-sonda (técnica desenvolvida nos tempos do fugitivo engenheiro Guterres) a ver o que dava aumentar os horários de trabalho e reduzir as férias dos utentes vitalícios da vaca marsupial pública (ver este post do Impertinências).

Entretanto vieram para ficar («à espera que o assunto morra por si») as trapalhadas dos diplomas do primeiro ministro. Agora o inefável secretário de Estado da Administração Pública doutor João Figueiredo, sempre ele, «em resposta a um comentário colocado pelo constitucionalista Vital Moreira, no blogue Causa Nossa» (pardon?), conclui que «mudar para 40 horas teria duvidosas vantagens em termos de aumento de produtividade», porque o problema «não é o do regime padrão, mas o do seu efectivo cumprimento e de níveis elevados de absentismo». (DE)

Dilacerado pelo dilema se deveria aumentar os horários para 40 horas e reduzir as férias para 22 dias úteis dos utentes vitalícios, ou reduzir para 35 horas e aumentar para 25 dias, respectivamente, as dos utentes contratados, o governo resolveu que uns não são filhos e os outros enteados e vai dar a todos o horário de 35 horas e as férias de 25 que podem atingir 31 dias úteis.

Em conclusão, o governo que não consegue fazer a reforma certa, consegue escolher a pior de duas reformas erradas. Não é fácil.

Sem comentários: