Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/03/2007

ESTADO DE SÍTIO: visão de longo prazo

O primeiro-ministro anunciou ontem um programa de investimento de mil milhões de euros na requalificação das escolas secundárias até 2015. O programa começará com 4 num universo de 332 escolas. Para atingir em nove anos a totalidade das escolas, o investimento até ao final do programa terá que incrementar-se em média 50% em cada ano (se os custos de requalificação de cada escola forem em média aproximadamente iguais). Sabendo-se o apreço em que eleitores têm as obras, sejam elas rotundas, auto-estradas ou escolas, deverá entender-se que, com a dilação do investimento, o senhor engenheiro quer deixar os louros da obra feita para futuros governos e reserva para si a humilde tarefa dos anúncios. Bem haja.

Com o mesmo racional podia o programa agora anunciado cobrir um investimento (a preços constantes) de dez mil milhões de euros nos 94 anos que faltam até ao fim do século. Poderá o facto de não o ter feito significar que o senhor engenheiro Sócrates não tenciona recandidatar-se a um 4.º mandato? Bem haja, uma vez mais.

Sem comentários: