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29/03/2007

CASE STUDY: a centralidade euro-atlântica, o quinto império da doutora Vitorino

«Portugal será Plataforma Atlântica para mercados ibérico e europeu», titula o DE e continua:
A secretária de Estado dos Transportes portuguesa garantiu hoje, na abertura do I Encontro Hispano-Luso Empresarial de Logística, em Salamanca, Espanha, que o Governo de Lisboa pretende "transformar" Portugal numa "plataforma atlântica" para os mercados ibérico e europeu.
Ana Paula Vitorino explicou, no discurso de abertura dos dois dias de trabalhos - que contam com cerca de 200 empresários das regiões Centro/Norte de Portugal e Castela e Leão a discutir as mais valias das plataformas logísticas -, que Portugal deve potenciar a sua centralidade euro-atlântica.

Vejamos alguns portos europeus insignificantes que podem ensombrar o destino da plataforma atlântica da doutora Vitorino para os mercados ibérico e europeu. O arco do norte: Vigo, La Coruna, Gijon, Santander, Bilbao, Bordéus, St. Nazaire, Brest, Cherburgo, Le Havre, Calais, Dunquerque, Antuérpia, Roterdão, Amersterdão, Bremen, Hamburgo, Kiel, etc. O arco mediterrânico: Cádiz, Valencia, Tarragona, Barcelona, Marselha, Génova, Civitavecchia, Nápoles, etc.

A doutora Ana Paula Vitorino pode explicar-nos quem vai usar os ineficientes portos portugueses para descarregar e transportar depois por milhares de kms cargas para o Norte de França dispondo dum porto como o Havre, ou para o Sul da França com Marselha, ou para a Europa central com Amesterdão ou Hamburgo?

Talvez o maior obstáculo para alcançar o que está ao nosso alcance sejam os delírios que nos levam a imaginar atingir o inatingível.

Clique para ampliar - os pontos amarelos são as insignificâncias.
(Fonte: European Sea Ports Organization)

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