Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/01/2007

ARTIGO DEFUNTO: se ele o diz

Parece-me razoável aceitar como premissa que uma pessoa inteligente, racional e bem informada fala verdade quando exprime opiniões que o podem prejudicar sobre matérias que conhece bem. Julgo ser o caso de José Eduardo Moniz, director da SIC, quando confirma os nossos piores receios acerca da manipulação dos mídia que o governo do engenheiro Sócrates tem levado a cabo com exímia competência.

Eis algumas passagens mais relevantes a esse respeito da entrevista de José Eduardo Moniz à Tabu do Sol (*):
«Aquilo que se verifica hoje em dia na relação dos poderes existentes com a comunicação social é que há uma preocupação enorme de provocar condicionamentos ao trabalho dos jornalistas e das empresas. Já não da forma tacanha que se fazia antigamente de submeter os textos à censura, mas de se montar mecanismos que permitam fazer com que os profissionais da informação tenham permanentemente presente na sua cabeça que há uma espada sobre o pescoço. Isto é perverso mas é assim. E tem sido planeado com uma estranha inteligência e eficácia.
...
Este é um Governo que sabe exactamente onde deve tocar na comunicação social.
...
O que tem estado a passar-se nos últimos anos, e que pode ter maus resultados para o futuro, é uma preocupação excessiva com o que pode ser a influência da comunicação social na actividade política ela própria. Mais do que noutros períodos da nossa história recente, governa-se muito com, e para, a comunicação social. Por exemplo, quando vejo uma noticia que diz 'foi anunciado a pacote de investimento de dois mil milhões de euros. Pode criar 400 empregos' é preciso perceber que tipo de empregos são e que viabilidade há para o negócio.
...
Enquanto se disser uma coisa em eleições, se fizer uma coisa quando é governo e só se governar com, ou para, a comunicação social, não vamos deixar de estar onde estamos e provavelmente seremos ultrapassados por todos os novos países da União Europeia. Hoje em dia, o país vive amargurado e empobrecido por anos de incompetência, desperdício e desvario de sucessivos governos e está entorpecido por muitos meses de cortinas de fumo.»
(*) Quanto ao Sol, é mais prudente dar-lhe o prejuízo da certeza de falta de inocência nesta matéria do que conceder-lhe o benefício da dúvida.

Sem comentários: