Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/04/2008

Tirou-me as palavras da boca

«Os problemas do PSD são mais graves. Por um lado, a total incapacidade de renovação. Vejam-se as alternativas faladas ou desejadas: Manuela Ferreira Leite, Rui Rio, Pedro Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Cadilhe… São figuras do passado. Embora mais novo, também Pedro Passos Coelho é uma personagem do passado, apesar do longo intervalo da vida política activa. Olha-se para o PS e conseguem-se identificar sete ou oito pessoas que lutarão pela liderança daqui a dez ou quinze anos. Faz-se o mesmo no PSD e não se vislumbra futuro. O corte geracional deve ser feito e depressa.

Até porque só desta forma será possível acabar com a segunda causa da crise social-democrata: o enquadramento institucional. Com a excepção das eleições directas, o PSD continua organizado como nos anos oitenta. Distritais, concelhias, secções… Tudo com as suas lógicas de poder e caciquismo locais. Nada interessante para as novas gerações habituadas a conviver com o mundo digital e organizações mais horizontais. O PSD não é um partido moderno. Nem na sua organização, nem nas causas políticas que defende.

Este é um momento particularmente sério na vida do PSD. Pode ser a sua última oportunidade, antes de entrar num processo de declínio irreversível. As instituições também acabam. A bola está do lado das figuras do partido. Mesmo sendo uma causa dos problemas, desta vez terão de fazer parte da solução. Menezes tem tudo minado e o prazo para arranjar uma alternativa é curto. Ainda assim, isto não pode ser desculpa para a incapacidade de encontrar uma solução séria, que acalme o partido, o credibilize e permita o início das mudanças estruturais. Se isto não aparecer, então o papel do PSD no actual sistema democrático está em xeque.»

(Bruno Proença, no Diário Económico de hoje)

Sem comentários: