Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/02/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (103b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 103a)

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

«Os dados são claros: Portugal com o maior crescimento da União Europeia» garantiu o Dr. Costa. Embora ele tenha contado com a concordância benevolente da comentadoria do regime e da imprensa amiga, há sempre uma aldeia gaulesa que não foi ocupada pelos romanos. Neste caso o Asterix é o nosso Impertinente que escreveu que manipular as mentes dos indígenas com iliteracia e inumeracia é única coisa que o Dr. Costa sabe fazer bem.

Já agora, o Dr. Costa também se felicitou pela «dívida abaixo dos 99% do PIB», esquecendo de dizer três coisas (valores em milhares de milhões):
  1. Enquanto ele esteve no governo a dívida total aumentou 36,6 de 226,4 para 263,0;
  2. Os depósitos em bancos que eram de 18,2 reduziram-se para 11,4 no final de 2023 e, portanto
  3. O milagre ficou a dever-se ao crescimento do PIB, apesar de merdoso, à inflação que aumentou os impostos e à redução da almofada de liquidez.
Corrupção, um subproduto de um Estado sucial que parasita uma sociedade civil cada vez mais conformada


Mais uma queda no índice de percepção da corrupção da Transparency International. Nós, vítimas do socialismo em cima do salazarismo, temos mais corrupção do que, por exemplo, vítimas do comunismo (Lituânia e Estónia), do colonialismo (Cabo Verde) e de ditaduras militares (Chile).

Choque da realidade com a Boa Nova dos fundos tirados da cartola do Dr. Costa

O fundo de 200 M, anunciado pelo Dr. Costa na Web Summit de 2016 está fechado desde o final de 2022 e aplicou apenas metade da sua dotação, o que não devemos lamentar por significar com toda a probabilidade menos desperdício.

O choque da realidade com a Boa Nova do “Mais Habitação”

Segundo a Confidencial Imobiliário, dos cerca de 129 mil apartamentos licenciados nos últimos cinco anos menos de 60% foram efectivamente construídos, ficando por construir cerca de 53 mil.

O Estado sucial como máquina de extorsão

Um excedente orçamental de 4,3 mil milhões à custa de pesados impostos e do turismo.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS (agora e sempre)


O mesmo expediente de sempre: compara-se o investimento orçamentado do ano com o executado do ano anterior e constata-se invariavelmente que houve um aumento; no ano seguinte como o executado é invariavelmente inferior ao orçamentado compara-se com este com o executado do ano anterior. Em 2023, uma vez mais, o executado (7,4 mil milhões) foi superior ao executado de 2022 (6,7 mil milhões) mas ficou 5,5 mil milhões abaixo do orçamento e foi daqui que surgiu como por milagre o excedente orçamental de 4,3 mil milhões.

Dúvida: por que razão a comentadoria do regime não toca nesta autoestrada? 

Sem comentários: