Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/02/2007

CASE STUDY: uma OPA é uma opa

Há uns dias, uma mão amiga enviou-me um daqueles pps atoleimados que circulam na net, sobre a OPA (1) da Sonaecom sobre a PT.

Segundo a tese, que não encontrava sustento na tosca aritmética apresentada, o engenheiro Belmiro de Azevedo conseguiria com a OPA o milagre da multiplicação dos pães. Venderia partes da PT, sacaria dinheiro à segurança social e enganaria os ingénuos accionistas e pagaria o empréstimo bancário de 16 mil milhões enquanto o diabo esfregava um olho.

Uma verdadeira teoria conspiratória (2). Mais uma. Esta pressupõe que os espíritos, os telefónicos, os milleniuns e os outros accionistas de referência, e as centenas de doutores, mestres, licenciados e bacharéis que para eles trabalham, são uma cambada de bestas que, ao invés de aproveitarem o milagre de Belmiro em proveito próprio, lhes irão vender de mão beijada aquele cofre de mais valias que é a PT.

Vem isto a propósito desta notícia, que nos dá conta que a PT gastou no ano passado 229 milhões de euros para despedir por mútuo acordo, pré-reformar ou suspender 792 trabalhadores, à média de 300 mil por cabeça. Apenas um pouco mais do que pagou aos vários outros milhares com que fez acordos semelhantes nos anos anteriores. Mais 1.000 estão na fila de espera deste ano para receberem maquia semelhante.

Tal notícia daria pano para mangas (da opa), e permitiria enunciar mais uma bela teoria conspiratória para explicar a demonização da OPA. Só não a enuncio na esperança que seja tão óbvia que até a cambada a perceba sem mais explicações.

Notas de rodapé
(1) «Opa», além da conhecida sigla do capitalês selvagem, significa também «espécie de capa sem mangas, que tem, no lugar destas, buracos por onde se enfiam os braços, e é usada em actos solenes». Também pode querer dizer, sempre segundo a mesma fonte, «o mesmo que bebedeira». Nem de propósito.

(2) Segundo a Wikipédia a teoria conspiratória ou teoria da conspiração «é uma teoria que supõe que um grupo de conspiradores está envolvido num plano e suprimiu a maior parte das provas desse mesmo plano e do seu envolvimento nele. O plano pode ser qualquer coisa desde a manipulação de governos, economias ou sistemas legais até à ocultação de informações científicas muito importantes
Na minha pouco modesta opinião, é uma definição pouco rigorosa e insuficientemente universal. Tenho uma teoria conspiratória acerca das teorias conspiratórias.

Nova entrada para o Glossário das Impertinências

Teoria conspiratória ou teoria da conspiração
É uma teoria desenvolvida por uma criatura com acesso ao divino ou equiparado, possuída duma visão que aos comuns humanos é vedada. Quando a criatura a revela aos humanos, a teoria é-lhes inacessível por serem maioritária e obviamente uma cambada de bestas. Só o criador da teoria e uma pequena minoria de eleitos podem ver a conspiração oculta, a mão dos conspiradores e o seu plano.

Sem comentários: