Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/06/2006

SERVICE PUBLIC: l'exception française - proteccionisme chez nous, libéralisme chez vous (3)

Talvez a França ainda possa ser salva do proteccionismo endémico. Se é verdade que os casos de proteccionismo são abundantes (ver, por exemplo, aqui e aqui) também parece ser verdade que nem sempre o proteccionismo leva a melhor.

Depois de cinco meses e muitas manobras da administração e do governo francês, a Arcelor, um gigante francês da siderurgia (que mudou a sede para o Luxemburgo, como manobra de evasão) acabou por baquear perante a OPA da Mittal, um grupo indiano (quelle honte!) que é o maior produtor mundial de aço, com sede na Holanda e gerido a partir de Londres. Entre as várias pérolas usadas para desclassificar a Mittal, o patrão da Arcelor disse que a OPA era financiada com «dinheiro de macaco».

Debaixo do fogo dos accionistas, fartos das golpadas e legitimamente desejosos de realizar mais-valias, a administração da Arcelor encolheu-se e os políticos meteram as volumosas bundas entre as pernas. A coisa vai portanto consumar-se e é digna de ser festejada por várias razões, sendo a mais importante de todas o facto do capital do 3.º mundo (pardon, dos países emergentes) comprar empresas do 1.º. Viva o capitalismo!

(a estória melhor contada pode ser lida aqui, por exemplo)

Sem comentários: